Avatar
Foto: Divulgação/LIDE Paraná

 

Servidores de mais de 40 categorias programaram protestos nesta terça-feira (18) contra o presidente Jair Bolsonaro por não atendê-los em suas reivindicações salariais e de reestruturação das respectivas carreiras. Segundo o Estadão, os funcionários públicos prometem paralisar temporariamente alguns órgãos federais.

O movimento de rua acontece às vésperas do prazo final para sanção do Orçamento da União de 2022 aprovado pelo Congresso Nacional. Bolsonaro tem até sexta-feira, 21, para sancionar a lei orçamentária de 2022, que tem previsão de R$ 1,7 bilhão para aumento do funcionalismo, inicialmente prometido para policiais, que fazem parte de sua base de apoio.

Segundo apurou o Estadão, dois atos estão previstos para serem realizados nesta terça-feira: às 10h, em frente à sede do Banco Central, em Brasília, e às 14h, em frente ao prédio do Ministério da Economia, na Esplanada dos Ministérios. O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) estima que cerca de 1.000 servidores devem comparecer aos protestos em Brasília, além das manifestações virtuais.