Sobras de recursos da Assembleias Legislativa vão abastecer os 399 municípios com obras

Pedro Ribeiro



O deputado Luiz Cláudio Romanelli explica que os recursos vão servir para municípios aplicar em obras urbanas e rurais e compra máquinas e equipamentos 

A estrutura básica do programa Paraná Mais Cidades, que propõe execução de investimentos nos 399 municípios do Estado, foi apresentada nesta segunda-feira pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, a deputados durante sessão na Assembleia Legislativa. O lançamento oficial será no próximo mês.

O programa prevê investimentos que podem chegar a R$ 162 milhões em obras e equipamentos em todos os municípios do Paraná. “São recursos que fazem parte das sobras do orçamento anual da Assembleia Legislativa devolvidos ao Estado e aplicados em obras, compras de equipamentos, entre outros projetos e programas nas cidades paranaenses”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli.

O governador Ratinho Junior explicou que o Paraná Mais Cidades é um compromisso de respeito com as diferenças regionais, atendimento aos municípios e participação coletiva nas políticas públicas. “A ideia do programa é levar recursos para mais perto da população, atender aquilo que realmente interessa. A parceria com os deputados e prefeitos pretende identificar o que é prioritário para beneficiar o maior número de pessoas”, afirmou.

Os parlamentares ainda receberam planilhas com os valores dos principais serviços disponibilizados pelo Governo do Estado em seis grandes áreas (Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, e Infraestrutura e Logística). Cada secretaria encaminhou um contato para centralizar as demandas dos prefeitos e deputados estaduais, com intuito de agilizar os convênios com os municípios.

“Entre 2 e 30 de setembro, os prefeitos poderão encaminhar a Casa Civil, os ofícios com as propostas do município ao plano Paraná Mais Cidades e os deputados ficarão responsáveis pelo acompanhamento de cada projeto nas secretarias”, disse Romanelli.

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.