Pedro Ribeiro
Foto: Divulgação

 

A pandemia voltou a piorar em pelo menos oito estados no Brasil. Em outros dez, a tendência de queda nos números está se estabilizando, o que também representa uma preocupação, segundo estudos do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Estas estimativas reforçam importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de covid-19, enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos, revelam especialistas da FioCruz

O Boletim Infogripe é publicado semanalmente e avalia as notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os hospitais do Brasil são obrigados a transmitir ao Ministério da Saúde as informações de pacientes internados com problemas respiratórios.

Esses relatórios são fundamentais para entender a situação da saúde pública no país e lançar mão de políticas capazes de conter surtos e epidemias.

Embora a SRAG não seja sinônimo de covid-19, é de se esperar que, durante uma pandemia, a maioria das hospitalizações por incômodos respiratórios tenha algo a ver com o vírus em maior circulação no momento — atualmente, o Sars-CoV-2, o coronavírus responsável pela pandemia atual.