Trabalhadores do transporte merecem ser imunizados com dose única contra a covid

Pedro Ribeiro


 

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) considerou nesta segunda-feira, 28, acertada a decisão do governo estadual de recomendar a imunização de trabalhadores do transporte com dose única da vacina da Janssen. O imunizante chegou recentemente ao Brasil e foi distribuído a todos os Estados na semana passada.

O Paraná recebeu 91 mil doses da vacina e a Secretaria Estadual da Saúde indicou aos municípios que o primeiro lote dos imunizantes da Janssen deve ser destinado para trabalhadores do transporte de passageiros, transporte ferroviário, transporte aquaviários e caminhoneiros.

“O trabalhador do transporte exerce uma função essencial na sociedade e fica muito exposto. É fundamental que estes profissionais estejam imunizados, principalmente neste momento em que a taxa de transmissão da Covid está acelerada”, destaca Romanelli. “A vacina certamente dará mais segurança para os trabalhadores do transporte”, avalia Romanelli.

Motoristas e cobradores de ônibus urbanos, além de caminhoneiros, foram muito impactados pela pandemia do coronavírus. De acordo com informe do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre abril de 2020 a março de 2021, houve grande crescimento no número de contratos de trabalho encerrados por morte entre profissionais de transporte no Brasil.

CAGED – As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Com base neste mesmo banco de dados, o jornal mineiro O Tempo, informou em maio que os desligamentos por óbito cresceram 86% entre os condutores de utilitários e 71% entre os caminhoneiros. Motoristas de ônibus urbanos ou rodoviários também morreram mais: 48% e 43%, respectivamente.

O jornal revela ainda que houve alta no volume de desligamentos por morte em outras atividades ligadas ao transporte e à mobilidade urbana, como manobristas, fiscais de transportes coletivos, frentistas e motoboys.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="772520" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]