Um debate quente na RIC. Ratinho Junior foi a bola da vez

Pedro Ribeiro


 

Por liderar as pesquisas de opinião ao Governo do Estado, o candidato Ratinho Junior foi o mais questionado em relação ao seu vínculo profissional com o ex-governador Beto Richa no debate desta sexta-feira na RIC TV Curitiba. O mais crítico foi o candidato da oposição, João Arruda, que também não perdoou a governadora Cida Borghetti também por suas relações como vice de Richa. Foi uma espécie de sabatina da pesada com todas as armas voltadas para o líder das pesquisas. Lembra também a “Geni”, música de Chico Buarque.

Até o candidato Professor Piva tentou emparedar Ratinho Junior, perguntando se ele tinha algum “tico-tico” (dinheiro que Richa teria pego de empresários, segundo denúncia da Lava Jato) em sua gaiola.”Fui secretário, fiz milhares de obras, nenhuma investigada. Tenho história de trabalho pelo estado, de colaboração, implantamos o maior programa de acessibilidade no país”, respondeu Ratinho Junior, acrescentando:  “ Está me confundindo, eu fiz política de forma transparente e com minha honra ninguém brinca. Eu não sou filho da política, sou filho do trabalho. Tudo o que fiz na minha vida foi de maneira correta. Não tenho compromisso com o erro”.

Ao se dirigir para a governadora Cida Borghetti, João Arruda disse: “Minhas críticas não são pessoais, são políticas. Você foi vice de Beto Richa e Ratinho foi seu secretário. É preciso dividir as coisas. Cida e Ratinho são continuidade e eu mudança. Mas jamais faria os ataques machistas que fizeram a você, falando que quem manda é teu marido, por exemplo”.  “Não se ofenda, mas o Governo do Paraná não investe 35% em educação e você não entende nada de educação. Quero que você responda agora sobre o 29 de abril (confronto entre policiais e professores no Centro Cívico). Tudo bem que você não tinha relação direta, mas não falou com o Beto”, perguntou Arruda a Ratinho Junior.

Em resposta, Ratinho Junior disse que “é a velha política, as caricaturas do Paraná. Todo mundo sabe que não há quem defenda a violência, foi um caso lamentável, que não deve se repetir” .

Ao voltar para Cida Borghetti, Arruda lembrou que foi relator do Simples Nacional e como deputado federal  trouxe muitos benefícios para o governo e sempre combateu o governo – governo de Richa, Cida e Ratinho – “Vejo teus comentários que Ratinho foi secretário. É fato que ele se esconde, mas você foi vice”.

A governadora respondeu dizendo que brasileiros estão cansados de corrupção.” Neste momento, o Paraná quer atitude. Eu fui vice, mas não assumi nenhuma secretaria. Assumi o governo há 6 meses e varri a corrupção para fora do governo. Criei a divisão de combate à corrupção. Não tenho qualquer envolvimento com os atos de corrupção que estão sendo relevados e, por isso, criei a divisão de combate a corrupção e dei autonomia para investigar e inclusive demitir secretários e diretores de empresas para combater a corrupção”.

Arruda insistiu: “eram muitos próximos, agora querem jogar o Richa em um rio. Um secretário, outro vice. É importante que a gente divida as coisas para que o paranaense sabe quem era oposição. Eu fui oposição por 8 anos. Antes eles brigavam para estar no helicóptero do Richa, hoje eles querem estar longe”.

Cida disse a Ratinho Junior que cortou privilégios, mordomias, como celulares e carros para secretários. “O senhor fala que vai cortar 50% das secretarias. Quais as secretarias você vai cortar”, perguntou a Ratinho Junior.

Em reposta dise: “está no compromisso do meu plano de governo. Vamos fazer isso e não só por custo, mas por eficiência. A solução tem que chegar na população de maneira rápida. Vou acabar com as mordomias, devolver o jatinho do governador, vender a chácara, transformar a ilha (Ilha das Cobras, casa de veraneio do governo do Estado) em projeto turístico, fazer o govtáxi, diminuir a frota e passar a utilizar táxi para a locomoção dos servidores. Vender parte dos 6 mil imóveis do estado”.

Cida  Insistiu na pergunta: “Gostaria que respondesse à pergunta, saber quais são as 14 secretarias. E a ilha não é do Governo, é da União e já assinei decreto para transformar em parque ecológico.

Ratinho disse que a Secretaria de Administração vai ser unificada com planejamento e “podemos unificar também a da Família, do Trabalho e da Justiça”.

Considerações finais

Cida – estamos mudando, demitimos os corruptos.

Ratinho – não sou filho da política, sou filho do trabalho. Vou fazer o modelo mais moderno da história.

Piva – não vacile no primeiro turno, vote no melhor

Arruda – ensino piorou, tivemos aumento de impostos, água e luz, saúde piorou. É preciso mudar. Temos dois candidatos que representam a continuidade. É preciso colocar no segundo turno alguém que representa a oposição.

Rosinha – Defesa de Haddad.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="557875" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]