Pedro Ribeiro
Foto: Cleverson Beje/FAEP

Esperamos, nós povo, que o desfile que as Forças Armadas planejam para esta terça-feira, em Brasília, não seja uma intimidação ou um alerta de que estão, efetivamente, a mando do presidente Jair Bolsonaro.

As Forças Armadas, com tanques de guerra e outros artefatos, vão desfilar em frente ao Palácio do Planalto justamente em um momento de tensão entre o presidente e o Poder Judiciário. Um desfile militar inédito, segundo informou a Marinha em um comunicado oficial.

A nota oficial da Marinha diz que “um comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília”. O destino final é o Campo de Instrução de Formosa (CIF), onde é feito anualmente, desde 1988, um grande treinamento da Marinha, a chamada Operação Formosa.

Até ai, tudo bem, mas o comunicado sugere que o comboio passará em frente ao Palácio do Planalto, que fica na Praça dos Três Poderes, junto com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Anualmente, há desfile militar na Esplanada dos Ministérios durante as celebrações do Feriado da Independência, em 7 de Setembro.