Uma semana intensa para o governador Ratinho Junior

Pedro Ribeiro

ratinho show rural

Foi uma semana intensa para o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Depois de participar da palestra do ministro Sergio Moro sobre as ações contra a criminalidade no país, ele desembarcou no Show Rural, o maior evento do agronegócios da América Latina, onde transformou a cidade sede, Cascavel, em sede do governo por três dias, Ali despachou, conheceu as demandas da região, liberou verbas para municípios e ampliou seus conhecimentos sobre agroindústria paranaense.

Na sexta-feira, o governador destacou o intenso movimento verificado durante toda a semana no Show Rural Coopavel com a participação de pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo, além da presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, demonstram a relevância da agricultura do Paraná. “É um reconhecimento da importância do Paraná para o agronegócio brasileiro e mundial”, disse

Tereza Cristina disse que o governo federal está em sintonia com o Paraná e que um dos assuntos que une as duas partes é a reestruturação da infraestrutura para o escoamento da safra. O governo federal, disse a ministra, estuda um pacote de concessões para ampliar os modais logísticos do País e melhorar as rodovias.

“Estamos empenhados em resolver os gargalos da infraestrutura nacional, mas isso é um projeto para médio e longo prazo”, disse a ministra. A ideia vem ao encontro de projetos do Governo do Estado para melhoria da infraestrutura no Paraná.

Entre as propostas está a criação de um corredor bioceânico ligando os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile; a ampliação da Ferroeste para que consiga chegar até o Porto de Paranaguá e a parceria com o Governo federal para discutir e definir projetos de concessão.

No encontro também foi destacado o aporte de R$ 6 bilhões do governo federal para o financiamento a pequenos e médios agricultores. “Houve um esforço dos ministérios da Agricultura e da Economia para conseguir esse montante, que visa principalmente o médio produtor, que sempre ficou no limbo. Queremos intensificar as ações para o médio produtor rural”, disse a ministra.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.