Vacinação e eventos apontam volta dos turistas em Foz do Iguaçu

Pedro Ribeiro


Com a vacinação de 81% da população adulta (acima dos 18 anos) com a primeira dose contra a covid e a agenda de pelo menos seis grandes eventos apontam para volta dos turistas neste segundo semestre Foz do Iguaçu. Entre os principais destinos turísticos, Foz está entre as principais cidades que mais vacinaram até agora. São Paulo aplicou a primeira dose em 73% da população adulta, Rio de Janeiro (75,9%), Salvador (74%), Curitiba (75%) e Florianópolis (71,4%).

Entre os eventos, já estão agendados seis neste semestre e que devem reunir 13,7 mil pessoas. O Encontro Brasileiro do Mercado Imobiliário entre os dias 12 a 18 de setembro no Recanto Cataratas vai reunir 1,5 mil participantes. No Congresso Paranaense da Faciap, entre os dias 15 e 16 de outubro, são esperadas duas mil pessoas no Hotel Mabu.

O X Busines, entre os dias 15 e 17 de outubro, espera 1,2 mil pessoas no Rafain Palace. Ainda em outubro, o Desafio Cataratas do Iguaçu vai reunir os jogadores da final brasileira do campeonato mundial de esportes eletrônicos que terá sua finalíssima em Cingapura no mês de dezembro.

O Governo 5.0, evento estadual entre 24 a 26 de novembro, espera quatro mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais. O 16º Festival das Cataratas terá sua edição presencial nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro e pretende reunir pelo menos cinco mil interessados em produtos e serviços nos diversos segmentos do turismo.

Indicativos
Um novo decreto municipal desta sexta-feira, 30, autorizou eventos corporativos com até mil participantes neste mês de agosto. Em setembro, serão liberados  eventos corporativos com até 1.500 participantes e sociais com até 500 pessoas. Também serão permitidos jantares de formatura com até 1.500 pessoas. A partir de 15 de outubro serão liberados todos os eventos corporativos, independente do número de pessoas, desde que seja respeitada a capacidade máxima de 70% dos espaços.

A retomada do turismo já tem bons indicativos. O aeroporto internacional vai receber neste mês de agosto até 26 voos diários – números de antes da pandemia. Hotéis começaram a contratar de volta os trabalhadores e também ampliaram e reformaram suas instalações para receber os turistas na temporada de verão. Um novo hotel com 130 apartamentos foi inaugurado nesta segunda-feira, 2.

Nos principais atrativos turísticos, as visitas cresceram 105% nas Cataratas do Iguaçu (56.819 pessoas em julho e 27.739 em junho) e a usina da Itaipu Binacional recebeu 30.025 visitantes em julho. “Há um grande esforço, de forma conjunta, dos setores produtivo e do turismo, das equipes municipais de saúde ,da prefeitura, da Itaipu Binacional, da Secretaria Estadual da Saúde, para que Foz do Iguaçu volte rapidamente a receber os visitantes como recebíamos antes da pandemia. A cidade já está preparada para isso”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="781078" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]