Vamos falar sobre cachaça e fazer degustação no Mercado Municipal

Pedro Ribeiro


 

Da tradicional cachaça de Morretes à premiada Jamel, de Jandaia, a terra do novo governador do Paraná, Curitiba realiza, de 18 a 21 de outubro, a sétima edição do Festival de Cachaça de Curitiba. Nestes dias, o tradicional Mercado Municipal estará recebendo degustadores e apreciadores da bebida de todo o país, além da presença de chefs que participarão do Festival Gastronômico da Cachaça.

De Morretes, tradicional fabricante do produto, vem a premiada internacionalmente, Porto Morretes. De Jandaia, a também premiada Companheira, certamente estará presente ao lado de centenas de outras marcas do Estado. Na minha Alto Paraná, por exemplo, exista a Beija-flor que, infelizmente, não suportou a fabricação em série e industrial das conhecidas da época, Tatuzinho, 3 Fazendas, 51, Velho Barreiro e por aí afora.

É claro que as mineiras estarão presentes, assim como as baianas e paulistas. O festival não é de Curitiba ou do Paraná, mas nacional.

 

Os organizadores do evento nos informam que durante os quatro dias, haverá diversas atividades gratuitas, como palestras, aulas-show, degustação de bebidas, drinks e comidas preparadas com cachaça. A proposta é que o público descubra as diversas formas de utilização da cachaça na gastronomia, drinks e como acompanhamento. Produtores vêm provar, mais uma vez, que a cachaça é a bebida mais brasileira do mundo. O público terá contato direto com os produtores e poderá degustar gratuitamente as bebias expostas.

1º Festival Gastronômico Cacharitiba

Realizado sob a curadoria da chef Walquiria Castro Alves e em parceria com o Identidade Gastronômica, o festival será realizado durante todos os dias do evento. Com a presença de oito chefs renomados que ministrarão palestras e aulas-show, serão apresentados pratos que incluem a cachaça como ingrediente. Estarão presentes os chefs Ken Francis, Diego Prado, Tony Nascimento, Eudemar Cavalcante, Alê Gonçalves, Gilly Mazanek, Diego Melo e Valdinei Santos.

Como tudo começou

O Cacharitiba surgiu em 2012 e mantém o sucesso a cada edição. Consolidando a cachaça como uma bebida de alto nível, complexa e deliciosa, o evento desmistifica o processo de produção e tem viés educacional, divulgando e apresentando a bebida aos novos apreciadores.

Programação completa no site www.cacharitiba.com.br.      

Serviço Local | Mercado Municipal de Curitiba Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro Dias | 18 a 21 de outubro de 2017 Com exceção das atividades do ENCONFRAS, todas as outras atividades são gratuitas.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal