Vamos nesse trem com Vitamina, Tarzan, Farofa e Rubens, os “Guardiões do Marumbi”

Pedro Ribeiro


Ao rever as imagens do Conjunto Marumbi, no belíssimo livro “As Montanhas do Marumbi”, do amigo montanhista Nelson Penteado, o Farofa, recebo convite da Serra Verde para a inauguração, dia 21, do Vagão de passageiros do Trem da Serra Verdes Express batizado de “Guardiões do Marumbi”. Uma justa homenagem aos lendários e históricos Farofa, Vitamina, Tarzan e Rubens (in memoriam).

O projeto do vagão é assinado pelas arquitetas Lucille Amaral e Silvane Eclache e um dos diferenciais é que o carro-vagão conta com uma varanda panorâmica e tem capacidade para 32 lugares.

O Marumbi é considerado o berço do montanhismo esportivo no Brasil e um dos lugares mais bonitos da Serra do Mar. Toda sua história é preservada e perpetuada por pessoas como o Farofa, o Paulo, o Rubens, o Tarzan e o Vitamina, figuras adoradas no Paraná por tudo que representam para as montanhas. Fazer essa homenagem é uma forma de materializar todo o nosso respeito a eles e aos montanhistas que cuidam desse patrimônio tão importante pra nós” afirma Adonai Aires Filho, diretor da Serra Verde Express.

Para retratar a experiência dos montanhistas, as arquitetas mergulharam no universo dos homenageados. “Todos os encontros que tivemos com o grupo foi de uma riqueza imensa. Sem dúvida o nosso maior desafio foi sintetizar histórias tão ricas em um espaço de XX m2” comenta a arquiteta Lucille.

Todo espaço do vagão foi planejado de forma a permitir a boa circulação dos passageiros e uma visão ampla e limpa da Serra do Mar; os móveis provêm o conforto necessário às horas de viagem; as mesas são de madeira maciça e cada uma recebe a assinatura de um dos Guardiões gravada. Já as poltronas são em cor marrom e representam a terra úmida presente nas trilhas e caminhos em meio a vegetação do Marumbi. O piso é estilizado com gravuras de montanha para que, ao adentrar o vagão, os turistas sintam-se parte da história. 

As paredes receberam revestimento de cor azul acinzentado que representa o céu nublado ou com neblina que, por muitas vezes, acompanhou o grupo. Em uma delas, há uma ilustração de um homem sem rosto durante escalada que representa a capacidade do homem e natureza viverem em harmonia. As janelas são amplas, em formato máximo de largura e altura. O teto é personalizado com textos, poemas, frases, fotos e registros autorias de cada um dos montanhistas, contando passagens do Marumbi. O ponto alto do espaço, a varanda, é o local no qual a contemplação do passeio chega ao ápice. No guarda-corpo há a representação de cordas e nós forjados em ferro, que faz alusão aos equipamentos de segurança utilizados no montanhismo. 

Essa homenagem da Serra Verde Express simboliza a manutenção da cultura histórica, artística, esportiva, e a proteção das encantadoras montanhas que compõem o Marumbi”, comenta Nelson Luiz Penteado Alves, conhecido como Farofa.

O passeio de trem acontece pela estrada de ferro histórica que liga Curitiba a Morretes e é considerado o segundo principal atrativo turístico do estado. Desde o início de dezembro, a Serra Verde Express opera saídas diárias partindo de Curitiba, às 8h30 e às 9h30 de Litorina, ou saindo de Morretes às 15h, com retorno a Curitiba no passeio do Pôr do Sol. O programa completo conta com almoço típico em Morretes, city tour em Antonina e transfer. 

Sobre a Serra Verde Express:

Sediada em Curitiba, a Serra Verde Express é a empresa que detém a concessão dos trens turísticos que realizam o percurso na ferrovia Paranaguá-Curitiba. Responsável por coordenar os passeios turísticos ferroviários, a Serra Verde Express é a maior companhia do ramo de serviços de receptivo de viagem de Curitiba e do Litoral Paranaense. Os serviços receptivos da Serra Verde Express são completos e incluem transfer, hospedagem, city tour, excursões e ingressos, com acompanhamento de profissionais altamente treinados e capacitados. Para mais informações sobre a empresa acesse: www.serraverdeexpress.com.br ou visite o perfil da Serra Verde Express no instagram: @serraverde_oficial. (Com Agência Bessa).

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="812064" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]