Vinho Tenuta Malucelli é destaque no Vinhos de Bicicleta

Pedro Ribeiro

vinho, vinhos, tenuta malucelli, friuli, itália, joel malucelli

O sommelier Rodrigo Ferraz, um dos mais renomados do país, dedicou seu vídeo mais recente no canal Vinhos de Bicileta à uva friolano, cultivada na região de Friuli, no noroeste da Itália. É neste região que são produzidos os vinhos Tenuta Malucelli.

Este ano chega no Brasil o vinho “Janguito”, uma homenagem do empresário paranaense Joel Malucelli a seu pai, que sonhava produzir vinhos. A vinícola italiana está instalada na região de Udine, próxima ao Vêneto.

Ferraz explica que a uva friolano surgiu, provavelmente, no sudoeste da França, mas foram os italianos que souberam desenvolvê-la e tirar proveito da variedade cultivada na região de Friuli-Venezia Giulia, na Itália.

A região de Friuli, onde fica a vinícola Tenuta Malucelli, atualmente produz os mais famosos vinhos brancos da região. “Esta uva é muito especial e exótica porque apresenta notas aromáticas incomuns”, retrata o especialista.

Joel Malucelli, JMalucelli, J. Malucelli, J.Malucelli, Tenuta Malucelli
O vinho é produzido na região de Friuli, na Itália (Divulgação)

Como ilustração do seu programa no Youtube, o sommelier Rodrigo Ferraz degustou uma taça do vinho Tenuta Malucelli, produzido pelo empresário paranaense Joel Malucelli e à venda nas principais lojas de vinhos do Brasil.

“Este vinho, Tenuta Malucelli, foi para a edição seis do Clube Vinhos de Bicicleta”, disse ele. Ao provar o vinho, o sommelier observou sua cor. “Fica entre o amarelo-palha e o amarelo-ouro, com reflexos esverdeado. Ele tem a sua intensidade”.

Mais adiante, Ferraz destacou o aroma da uva. “São os aromas dela, muito complexos, e o produtor, no caso Malucelli, consegue fazer um produto tanto para garrafa como para taça com qualidade. É muito bacana. O primeiro aroma que sinto, junto com as frutas, são flores do campo, bem silvestre e também um pouco de mel”, aponta.

“Eu acho este aroma muito exótico. Depois que o vinho vai respirando, você vai brincando com ele, ai você percebe notas minerais, influência marítima, camomila, tem um pouquinho de amêndoa. É sensacional”, finaliza Ferraz, ao degustar o Bosco di Pietra, da Tenuta Malucelli.

A Friulano foi protagonista de um briga judicial por conta do seu nome. Até 1995,  a variedade italiana era conhecida como Tocai Friulano, mas um acordo entre a Itália e a União Europeia proibiu, desde 2007, o uso do nome “Tocai”. Isso porque o nome é muito semelhante ao vinho húngaro Tokaj.

JOEL MALUCELLI PRODUZ VINHO EM HOMENAGEM AO PAI

A terra, onde são produzidos os vinhos, a Tenuta Malucelli, é reconhecida por sua produção de vinhos desde a idade média e a região é conhecida mundialmente também por produzir os melhores vinhos brancos do mundo. Os vinhedos possuem mais de 40 anos e seus produtos resultam em um vinho de primeira, de sabor e gosto incomparáveis, que certamente ganharão o gosto dos brasileiros apreciadores de um bom vinho.

“O Vinho Tenuta Malucelli é um sonho da nossa família que desembarcou no Brasil há mais de um século. No início do segundo semestre estaremos trazendo para o Brasil um dos melhores vinhos que produzimos na Itália, o “Janguito”, em memória ao meu pai, que sempre quis produzir vinhos”, explica o empresário Joel Malucelli, proprietário da vinícula italiana localizada na região de Udine, próximo ao Vêneto, onde está a raiz da família Malucelli.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="744609" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]