Padrão (nao usar)
Compartilhar

Ocepar reúne dirigentes cooperativistas nesta semana

Por Ocepar O Sistema Ocepar vai reunir cerca de 120 dirigentes cooperativistas nesta semana em mais uma edição do..

21 de agosto de 2017, 08:16

Por Ocepar

O Sistema Ocepar vai reunir cerca de 120 dirigentes cooperativistas nesta semana em mais uma edição do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses. O evento será aberto oficialmente dia 23 de agosto, às 20h, no restaurante Devons, em Curitiba. Na oportunidade, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e os diretores da entidade vão tratar de temas como as negociações do setor com o governo federal em relação a ajustes no Plano Agrícola e Pecuário da safra 2017/2018, Funrural, entre outros.

Representantes do governo do Paraná vão discorrer a respeito dos investimentos em infraestrutura previstos para 2018. Haverá ainda a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da superintendência do Banco do Brasil no Paraná.

O evento terá continuidade nos dias 24 e 25 de agosto, em conjunto com o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, com apoio da Ocepar, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

No evento haverá a realização do painel com o tema “Cooperativas, uma plataforma para o Brasil”, no dia 25 de agosto. Vão participar como debatedores o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, e o vice-presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo do Uruguai (Inacoop), Carlos Reyes.

O Fórum de Agricultura vai reunir especialistas do Brasil e do exterior ligados ao agronegócio para debater o tema “Sucessão, gestão e tecnologia. É o campo do futuro e em transformação”. As discussões serão acompanhadas pelos participantes do Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses do Sistema Ocepar.

Em paralelo ao evento em Curitiba, ocorrerá a Seção Nacional da Reunião Especializada do Mercosul, coordenada pelo Ministério da Agricultura e que contará com a presença de 30 representantes dos países que integram o bloco.

Como forma de prestigiar o evento, a OCB fará a reunião mensal de sua diretoria, no dia que antecede a realização do Fórum de Agricultura, quarta-feira (23/08), na sede da Ocepar, em Curitiba. Paralelamente, a Ocepar também fará a sua reunião de diretoria.

Desde sua primeira edição, em 2013, o Fórum de Agricultura teve como objetivo discutir a participação da América do Sul no cenário global do agronegócio. Com produção e expertise tecnológica e comercial para influenciar oferta e demanda, formação de preços e relações no mercado internacional, os países sul-americanos chamam a responsabilidade para uma discussão moderna e sustentável da atividade. A proposta é fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta, com potencial e segurança para abastecer a crescente demanda mundial por alimentos e energia.

Na última edição, em 2016, o evento trouxe a Curitiba 23 palestrantes distribuídos em 13 painéis de debate. Ao todo, participaram do Fórum 13 nações, entre palestrantes e instituições às quais eles eram vinculados.

Saiba mais sobre o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul

Os cooperativistas interessados em participar do evento devem confirmar a inscrição, informando nome completo, CPF, e-mail e nome da cooperativa para s ecretaria@sistemaocepar.coop.br. Mais informações com Luana da Luz (41 3200-1104) e Neuza Oliveira (41 3200-1105)

Confira a programação do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses