
Às vésperas da quinta Olimpíada, Daniele Hypólito fala da pressão em competir em casa
Francielly Azevedo
21 de julho de 2016, 18:52
No próximo dia 02 de outubro, em primeiro turno, os mais de 145 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para escol..
Francielly Azevedo - 22 de julho de 2016, 15:11
No próximo dia 02 de outubro, em primeiro turno, os mais de 145 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada município. Mas o calendário eleitoral é mais extenso que isso, existem datas que precisam ser respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
Os prazos foram definidos em votação no Tribunal Superior Eleitoral, no ano passado, respeitando a reforma eleitoral, ou seja, várias regras tiveram mudanças. A filiação partidária, por exemplo, terminou no último dia 02 de abril, seis meses antes do pleito. Pela norma anterior para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes das eleições.
O próximo passo das siglas são as convenções partidárias, para escolha dos candidatos que representarão os partidos e a deliberação sobre coligações. O período estabelecido iniciou no dia 20 de julho e segue até 05 de agosto. Após a definição dos representantes, os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até às 19 horas do próximo dia 15 de agosto.
Além disso, a nova resolução do calendário das eleições 2016 tem a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando no dia 16 de agosto. O período de propaganda no rádio de na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Nos casos em que houver segundo turno, a data das votações está agendada para o dia 30 de outubro.
Confira as datas da Convenção de cada partido:
20/07 – PSDB
23/07 – PV
23/07 – PSOL
23/07 – Pros
30/07 – PMN
30/07 - PTB
30/07 - PSC
02/08 – PSB
04/08 – PDT
04/08 - PRTB
04/08 - PP
05/08 – PT
05/08 - PPS
Ainda sem data definida – PMDB, PSD, DEM e SD