Padrão (nao usar)
Compartilhar

Corpo de Bombeiros reforça equipe de guardas-vidas para o feriadão

O feriado prolongado de Proclamação da República, de sábado (12) a terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros do Paraná vai ..

Roger Pereira - 09 de novembro de 2016, 19:03

O feriado prolongado de Proclamação da República, de sábado (12) a terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros do Paraná vai prestar serviços de prevenção e salvamento aquático no Litoral.

Por meio de sua unidade local, o 8º Grupamento, e com reforços de policiais militares de diversas regiões, o Corpo de Bombeiros terá postos com guarda-vidas em pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, das 8h30 às 19h30. Nas demais localidades da costa, o acionamento pode ser feito telefone de emergência 193.

“Aos banhistas, orientamos sempre procurar as áreas protegidas por bombeiros, entrando na água no local delimitado entre as bandeiras vermelho sobre amarelo e seguindo as orientações dos profissionais presentes”, diz a tenente Virginia Maria Zamrbin Turra, do 8º Grupamento dos Bombeiros.

Ela sugere aos banhistas aproveitar a oportunidade para perguntar aos bombeiros sobre as áreas mais seguras e adequadas para o banho, as dicas de segurança adicionais e para tirar dúvidas sobre o serviço e sinalização.

Nos casos de visitas a regiões de entreposto - distantes dos postos ativos - é importante tomar muito cuidado, mesmo aqueles que sabem nadar. “O mar esconde muitos perigos, como lagamares (buracos) e correntes de retorno (puxadas ou repuxos), que podem surpreender e colocar as pessoas em situação de grande perigo”, acrescenta a tenente.

“Atenção redobrada às crianças, idosos e pessoas que necessitam de cuidados especiais: quando estiverem na água, mantenha-os ao alcance de um braço. E, em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não se deve entrar no mar”, orienta.