Curitiba tem mais de um milhão de eleitores

Mariana Ohde


Curitiba tem mais de um milhão de eleitores aptos a votar nas eleições municipais 2016, para vereadores e prefeito. O número é 9,7% maior do que o registrado nas últimas eleições municipais, em 2012, e 3% maior do que o número de eleitores que estavam aptos a votar em 2014, nas eleições para a Presidência da República. Os números registrados na capital paranaense são superiores à média de crescimento ocorrida no número de eleitores no Brasil, que foi de 4%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o presidente do TSE, Gilmar Mendes, no Brasil, as mulheres continuam sendo maioria entre os eleitores, como nas duas últimas eleições. Elas representam 52% do eleitorado. “O Brasil hoje tem 144.088.912 milhões eleitores. Os homens são 68.767.634 e as mulheres são 75.226.056. Portanto, mais uma vez, se confirma a superioridade numérica do eleitorado feminino”, afirma.

No Brasil, São Paulo é o município com maior número de eleitores – mais de 8 milhões e 800 mil. Araguainha, em Mato Grosso, tem o menor número, com 954 eleitores. Os dados do TSE mostram também o número de municípios onde pode haver segundo turno. Dos mais de 5 mil municípios onde serão realizadas eleições, 92 podem ter segundo turno, já que têm mais de 200 mil eleitores. Ao divulgar os dados, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, lembrou que o prazo para registro de candidatos termina no dia 15 de agosto. De acordo com Mendes, até o momento, foram feitos apenas 122 registros. A expectativa é haja cerca de 580 mil candidatos na eleição de outubro.

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba na série do Paraná Portal.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal