FAS lança Operação Inverno e cadastra voluntários para ajudar pessoas em situação de rua

Redação


A Prefeitura de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS), lança nesta segunda-feira (30) a Operação Inverno. O objetivo é intensificar o trabalho de abordagem social às pessoas em situação de rua durante os meses de frio, para garantir a segurança e evitar casos de hipotermia.

Desde que a Operação Inverno foi criada, em 2013, Curitiba não registrou nenhum caso de morte em decorrência das baixas temperaturas.

Neste ano, a Operação Inverno, com o apoio da Defesa Civil, vai ter a participação de voluntários da sociedade civil, que vão trabalhar junto às equipes de abordagem social que percorrem ruas e também dentro das unidades de atendimento à população em situação de rua. Para isso, a pessoa (maior de 18 anos) deve se cadastrar pelo site da prefeitura (curitiba.pr.gov.br) e participar de um curso de capacitação.

Os detalhes sobre o cadastro vão ser divulgados no lançamento, marcado para às 09h da manhã desta segunda-feira, no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.

Nos dias mais frios, as equipes de Abordagem Social 24 horas da FAS chegam a fazer mais de 100 atendimentos por dia. Na última semana de abril, quando as temperaturas em Curitiba estiveram próximas de 0 grau, a Central 156 recebeu 106 solicitações em uma única noite, sendo que 55 pessoas em situação de rua aceitaram o encaminhamento às unidades de acolhimento. O número de pessoas que buscam espontaneamente o acolhimento também aumenta com o frio extremo.

A FAS tem atualmente 18 unidades de acolhimento para a população em situação de rua em Curitiba. Só em 2015, foram atendidas 13.556 solicitações para o serviço de abordagem social via 156.

Previous ArticleNext Article