Ministério reconhece situação de emergência de três cidades do Paraná

Redação


Repórter Karina Bernardi da CBN Curitiba

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (17) a situação de emergência de três cidades do Paraná.

A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece a situação de emergência de Matinhos e de Guaratuba, no litoral do estado, devido aos estragos causados pelas marés de tempestade, conhecidas como ressacas que atingiram o litoral no dia 04 de novembro.

Também foi reconhecida a situação de emergência na cidade de Pérola, no Noroeste do estado, por conta de enxurradas que atingiram a cidade também no dia 04 de novembro.

O Governo do estado decretou na semana passada a situação de emergência de Guaratuba e Matinhos.

Em Matinhos, a ressaca destruiu grande parte do calçadão e de ruas em 4 quilômetros da orla do município. Os estragos vão desde o Balneário Flamingo até a Praia Grande, afetando também o Pico de Matinhos.

Não houve feridos, mas a estimativa da Defesa Civil é de que mais de 12 mil pessoas foram diretamente afetadas com inundações e prejuízos materiais. Além de causar danos nas orlas, a ressaca também destruiu seis postos guarda-vidas em Matinhos, Guaratuba e na Ilha do Mel e arrancou a passarela e o flutuante da Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros em Guaratuba.

As cidades de Guaraqueçaba e Paranaguá também foram afetadas pela ressaca. Foram registrados estrados na Ilha das Peças e também na Ilha do Mel.

Previous ArticleNext Article