MP apresenta nova denúncia contra delegados e investigadores acusados de extorsão

Jordana Martinez


BandNewsCuritiba

O Ministério Público do Paraná entrou com mais uma ação contra quatro delegados e 16 investigadores de polícia. De acordo com as investigações, eles faziam parte de uma quadrilha que cobrava propina para facilitar o roubo e o desmanche de carros. O caso foi investigado pela Operação Vortex, realizada em 2013.

Além dos delegados e investigadores, dois comerciantes são alvos da ação da Promotoria do Patrimônio Público – ao todo, vinte e duas pessoas. A Justiça não tem prazo para se manifestar se aceita ou não a nova ação de improbidade administrativa. O Poder Judiciário já aceitou uma denúncia por formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, concussão – que é a extorsão praticada por funcionário público –, denunciação caluniosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, o esquema permitia a venda de peças de carros roubados e de mercadorias sem nota fiscal. Os delegados e policiais foram afastados no começo das investigações, mas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do PR, os quatro delegados estão lotados em delegacias da capital. Dos 16 investigadores, 11 continuam trabalhando, um faleceu e quatro se aposentaram.

Na ação proposta por improbidade administrativa, os promotores pedem o afastamento dos envolvidos das funções que ocupam na Polícia Civil. Eles querem também que os delegados e investigadores sejam processados por enriquecimento ilícito e pediram à Justiça que decrete a indisponibilidade de bens dos envolvidos. Nesta semana, a Justiça decretou o bloqueio de R$ 109 mil em bens dos delegados e dos investigadores de polícia denunciados.

Durante as investigações, um dos comerciantes que participava do esquema aceitou revelar ao Gaeco detalhes das negociações. Em fevereiro deste ano, ele foi assassinado com 15 tiros dentro da própria loja. A investigação sobre a morte dele está sob responsabilidade da Delegacia de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.