Prefeitura de Curitiba divulga projeto para viabilizar agricultura regional

Sindicato


Com Ocepar

O secretário do Abastecimento de Curitiba, Luiz Gusi, detalhou ao presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em reunião nesta semana, projetos da prefeitura de Curitiba que têm como objetivo desenvolver a produção de hortifrutigranjeiros na região. Um dos focos é a agricultura urbana, que envolve, principalmente, a produção de hortaliças e sua organização em espaços e vazios urbanos.

Gusi destacou um dos projetos em desenvolvimento, o Prometrópole, que prevê a criação de um grupo agroalimentar envolvendo vários segmentos ligados ao agronegócio para organizar e promover a produção metropolitana de frutas, hortaliças e pequenas agroindústrias.

Segundo o secretário, a ação metropolitana de desenvolvimento, por meio de um grupo agroalimentar envolvendo as entidades voltadas à agricultura, comercialização e ao consumo, objetiva fazer a ligação da produção ao mercado e ao consumidor, levando o pequeno agricultor a trabalhar organizado, com identificação no mercado e atrelado ao que o consumidor necessita.

“Em síntese, é uma estratégia de organização da produção focada para atender o mercado de Curitiba”, acrescentou.

O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, avaliou que a reunião teve o propósito de mostrar a importância do cooperativismo para o Projeto Prometrópole. “O cooperativismo tem papel fundamental na organização dos agricultores. E nesta questão há demanda pela produção deles no mercado regional. A produção agrícola existe há décadas em pequenas áreas e está melhorando cada vez mais. Organizando os produtores em cooperativas fortes, eles passam a ter melhor visão de mercado, e também de gestão, melhorando o resultado da comercialização. A discussão dessa ideia deve ter prosseguimento”, enfatizou Mafioletti.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="481222" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]