PSOL oficializa Xênia Mello como candidata a prefeita 

Roger Pereira


Em convenção realizada neste sábado, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) referendou a decisão feita na Conferência Eleitoral do PSOL, realizada em abril desse ano, e aprovou o nome da advogada feminista Xênia Mello como candidata à prefeitura de Curitiba. O vice será o servidor público do Tribunal de Justiça, Rodolfo Jaruga.
“É um desafio construir uma campanha que enfrente as campanhas milionárias, que enfrenta a forma ultrapassada de fazer política. A gente tem a responsabilidade que envolva a população para que ela se sinta acolhida e pertencida ao PSOL e à Frente de Esquerda”, afirmou a candidata.
O PSOL vai compor a Frente de Esquerda apenas com o Partido Comunista Brasileiro – PCB. O PSTU não fará parte. Durante o evento, Raiz e Esquerda Marxista fizeram falas de apoio à candidatura.
“A ideia é construir uma campanha em que as pessoas se sintam pertencidas ao debate da cidade, e crie uma relação de engajamento. Que as pessoas se apropriem da campanha e passem a construir e fazer campanha, algo que vá além de uma campanha de um partido só”, disse a candidata. “Transparência e combate à corrupção, enfrentamento a máfia do ICI; transporte coletivo de qualidade, combatendo também a máfia do transporte e a máfia do lixo, com uma gestão transparente e participativa são os principais eixos de nossa campanha, aliados aos eixos temáticos de saúde, educação e moradia digna, voltado, principalmente para a garnatia de direitos das mulheres, das crianças e da população idosa”, resumiu.
O evento também formalizou a chapa de candidatas e candidatos à Câmara Municipal, que conta com 28 nomes, sendo 9 mulheres.
Sobre Xênia Mello
Xênia Mello é advogada feminista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestranda em Sociologia pela mesma universidade. Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Curitiba. É militante do PSOL e defende a assistência humanizada ao parto e enfrentamento à violência obstétrica. É mãe do Lourenço e conciliar política e maternidade tem sido um grande desafio.
Xênia foi candidata a vereadora em 2012 e a deputada estadual em 2014
Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal