Reposição de aulas pode prejudicar temporada no litoral

Roger Pereira


A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, reuniu em Curitiba nesta terça (8) e quarta-feira (9) os 32 chefes dos Núcleos Regionais da Educação para alinhar as ações administrativas após o encerramento da greve dos professores e das ocupações. Com o fim da greve dos professores (de 17 a 31 de outubro) e com as desocupações dos colégios da rede estadual, cada escola terá que elaborar um calendário de reposição de aulas, conforme o número de dias que ficou parada. As propostas de calendário já estão sendo feitas e precisam ser encaminhadas aos Núcleos Regionais para homologação.

O Departamento de Legislação Escolar (DLE) da Secretaria orienta que podem ser usados sábados e dias de recesso para reposição, buscando encerrar o ano letivo ainda este ano. Feriados nacionais precisam ser respeitados. Em alguns casos, com isso, o ano letivo pode ir até o dia 30 de dezembro, o que já faz com que empresários do litoral calculem os prejuízos com as semanas de férias perdidas.

A superintendente da Educação, Fabiana Campos, ressalta que os estudantes não podem ser prejudicados e precisam ter acesso a todo o conteúdo previsto.

A chefe de Núcleo de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, considerou a reunião proveitosa. “Neste momento nosso foco está na reorganização da rede escolar, por meio dos calendários de reposição e da preparação para o início do ano letivo de 2017”, disse Maria Inês.

A reunião com os NREs foi no auditório da Secretaria da Educação e abordou também outros temas administrativos, como distribuição de aulas para 2017, logística (transporte escolar e merenda), recursos humanos, obras e planejamento de matrículas para o próximo ano.

Os encontros com os chefes de Núcleo são periódicos, conforme explica a secretária Ana Seres. “A cada dois meses aproximadamente nos reunimos para debater e alinhar assuntos da educação. Assim tornamos nossas decisões mais democráticas, coesas e eficientes”, disse a secretária.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal