Rússia está banida das Paralimpíadas do Rio

Redação


A Rússia está excluída das Paralimpíadas do Rio. Em decisão unânime tomada durante o domingo (7), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) baniu a delegação russa dos Jogos por causa do encobrimento do governo e do serviço secreto russo com relação aos casos de doping, cuja denúncia foi apresentada por um relatório da Wada (Agência Mundial Antidoping) em julho.

“Suspendemos provisoriamente como membro o Comitê Paralímpico Russo e, por isso, a equipe russa não competirá nos Jogos do Rio”, anunciou Philip Craven, presidente do IPC, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. Craven afirmou que há 44 atletas paralímpicos russos cujos exames antidoping foram manipulados durante os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, segundo o relatório da Wada.

“Em princípio, o relatório falava em 35 exames. Ontem, foram acrescentadas outras dez. E agora temos 45 exames de 44 atletas que foram manipulados. Lamento que o programa de doping de Estado também tenha envolvido o esporte paralímpico”, afirmou. “Lamentamos e nos solidarizamos com os atletas paralímpicos limpos, que não disputarão os Jogos do Rio, mas não tínhamos outra opção”, afirmou. A Rússia tem 21 dias para recorrer.  Logo depois da decisão do IPC, o ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, disse que entrará com recurso junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Com informações Opera Mundi

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="377490" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]