Cursos para professores são ofertados pela Capes em parceria com a UEMA

Conteúdo patrocinado

Cerca de 300 mil profissionais podem participar dos cursos
cursos, curso, professores, licenciatura, cursos grátis, especialização, magistério, educação, graduação, capes, uema, bolsa de estudo, educa mais brasil

Professores da educação básica e estudantes de graduações de licenciatura são público alvo das 300 mil vagas disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), os cursos online está com inscrições abertas até o dia 13 de novembro. Interessados podem se inscrever através do link.

Organizados para serem realizados a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado. Ao final, quem cumprir a carga horária obrigatória receberá certificado com assinatura da Capes e da UEMA.

Cinco cursos que apresentam conhecimentos para auxiliar professores e estudantes a produzirem seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoarem suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância são ofertados ao todo.

A iniciativa tem como objetivo diminuir os impactos causados pelo isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19 na área do ensino. O intuito é preparar os profissionais da educação básica para utilizar ferramentas on-line em sala de aula, ao retornarem às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Confira os cursos disponíveis:

  1. Como Produzir Videoaulas

    Com 25 horas de duração, ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.

  2. Mediação em EaD

    Possui 30 horas de duração e apresenta os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

  3. Desenho Didático para o Ensino On-Line

    É destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas-aula.

  4. Multimeios em Educação

    Conta com 60 horas de duração, trata sobre o uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor tecnologias que foram utilizadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando, assim, a melhoria na aprendizagem.

  5. Psicologia na Educação

    O curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele, o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades. A formação também possui 60 horas de duração.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Previous ArticleNext Article