(Foto: divulgação)

Encceja: maioria vai fazer prova para o ensino médio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o número de inscritos no Exame..

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que será realizado em abril deste ano. Segundo a autarquia, 1.630.046 (um milhão seiscentos e trinta mil e quarenta e seis) pessoas se inscreveram para as provas.

Do total de inscritos, 301.438 pessoas estão interessados na certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

As provas estão previstas para o dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal. Estudantes que realizaram a prova do Encceja nos anos anteriores podem selecionar apenas as provas em que não obtiveram nota suficiente para certificação.

Das quatro provas ofertadas pelo programa, as áreas que mais tiveram procura de certificação no ensino fundamental foram língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, seguida de matemática.

Para os interessados na certificação do ensino médio, as áreas mais procuradas foram as provas de matemática e suas tecnologias, seguida pela de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

A proficiência mínima recomendada pelo Inep é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Cabe lembrar que, de acordo com o Edital 101 do Encceja 2020, as unidades certificadoras têm autonomia para estipular valores de proficiência mínima diferentes do proposto pelo Inep.

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é direcionado para jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade apropriada e que buscam o diploma do ensino fundamental e médio.

Para participar, é importante que o inscrito possua idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para o ensino fundamental, e de 18 anos, para a certificação do ensino médio.

* Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil