Enem 2021: cartilha dá orientações sanitárias para o exame

Conteúdo patrocinado

Participantes podem levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante as provas
enem, enem 2021, sisu, prouni, fies, educação, ensino superior, bolsa de estudo, educa mais brasil, carilha sanitária

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova de acesso ao ensino superior do país, que possibilita o ingresso em faculdades brasileiras e 50 portuguesas com a nota obtida no exame. Na atual edição, o sistema do Enem recebeu 4.004.764 inscrições, número corresponde às duas versões do exame (impressa e digital).

Para orientar os estudantes inscritos sobre as medidas sanitárias que devem ser adotadas nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou a cartilha “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”. Nela, os candidatos podem aprender sobre o uso de máscaras, higienização das mãos e as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.

A cartilha do Enem 2021 traz orientações como a opção de levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante a aplicação da prova; separar máscaras para usar durante a aplicação; levar frasco de álcool líquido ou em gel, que também será disponibilizado pelo Inep; e a recomendação para que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Conforme as orientações, durante a permanência nos locais de prova os participantes também deverão seguir algumas recomendações como: permanecer de máscara durante a aplicação e higienizar as mãos em caso de troca de máscara ou em qualquer tipo de contato com materiais ou pessoas durante a aplicação.

Caso o candidato inscrito no Enem 2021 apresente sintomas da Covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou em sua véspera, a orientação permanece a mesma da edição anterior: o participante nessa condição não deverá comparecer ao local de provas, podendo solicitar reaplicação na Página do Participante.

Para o dia de aplicação do Enem, o Inep apresenta orientações importantes para que os candidatos obedeçam, sendo elas: comparecer ao local de aplicação com antecedência de uma hora para facilitar a entrada; respeitar o distanciamento social e usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca.

No momento de se identificar, antes de entrar na sala de provas, o participante deve retirar a máscara pelo elástico para que o chefe de sala possa verificar a fisionomia e a foto do documento de identificação. Após essa etapa, deve-se higienizar as mãos com álcool em gel e seguir as demais instruções do chefe de sala.

Cronograma do Enem 2021

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho 
  • Pagamento da inscrição: até 19 de julho 
  • Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho 
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho 
  • Provas: 21 e 28 de novembro

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="777726" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]