Enem 2021 registrou 4 milhões de inscrições parciais para as provas

Conteúdo patrocinado

Esse número é o menor desde 2007 e 34% menor do que obtido em 2020
educação, enem 2021, enem, graduação, bolsa de estudo, educa mais basil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o balanço de inscritos para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na tarde dessa quinta-feira (15). Ao todo, o sistema do Enem recebeu 4.004.764 inscrições. Esse número corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). As inscrições começaram no dia 30 de junho e se estenderam até o último dia 14. 

O número parcial de inscritos é o menor desde 2007 e 34% menor do que obtido em 2020. No entanto, o número pode ser ainda menor, visto que a confirmação de inscritos é feita, somente, após o pagamento do boleto de inscrição, no valor de R$85, cujo vencimento é 19 de julho de 2021.  As provas, tanto para a versão digital quanto para a impressa, serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. 

Para confirmar a participação no exame, o participante não isento da taxa de inscrição deverá realizar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), o boleto do Enem. O documento é gerado de forma automática pelo sistema ao finalizar a inscrição. O participante deve baixar o boleto e fazer o pagamento até a data estabelecida, em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Caso seja necessário, é possível solicitar a 2ª via do boleto. Para fazer a reimpressão é preciso acessar a Página do Participante e gerar novamente a GRU Cobrança. 

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado da avaliação é possível pleitear o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota do exame para acesso aos seus cursos.

Cronograma Enem 2021

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da inscrição: até 19 de julho
  • Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho
  • Provas: 21 e 28 de novembro

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="775971" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]