Ensino médio brasileiro apresentou queda em 2019, aponta Censo Escola

Conteúdo patrocinado

Cerca de 7,5 milhões de alunos estão fora das salas de aula.
ensino médio

O Censo Escolar da Educação Básica 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que o número de alunos brasileiros matriculados no ensino médio caiu. Ou seja, cerca de 7,5 milhões de alunos deixaram a escola nas últimas séries da educação básica – o percentual representa 3,1% em relação à pesquisa anterior.

Entre os motivos apontados pela redução, segundo o relatório do Inep, estão os componentes demográficos. As escolas que ofertam vagas no nível médio estão concentradas nas áreas urbanas (95%), enquanto que na zona rural a rede pública tem 96,3% dos estudantes do ensino médio, com maior proporção de matrículas na rede federal.

Diferente dos números, matrículas para aulas em tempo integral no ensino médio apresentaram crescimento, tendo um avanço de 10,8%, conforme apuração do Inep. O levantamento considera que a maior proporção de matriculados no tempo integral (11,7%) está concentrada na rede pública. Nas escolas privadas, a proporção de estudantes é de 4,8%.

De acordo com os dados do Censo Escolar 2019, no ensino médio, 4.907 estabelecimentos escolares oferecem matrículas em tempo integral. Desses, 2.404 unidades possuem mais de 70% dos estudantes na modalidade.

O Censo Escolar é uma pesquisa estatística que tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a educação básica brasileira. Sob coordenação do Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, seus gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Previous ArticleNext Article