Será que as ofertas de Cloud nacionais são Cloud mesmo?

Conteúdo patrocinado

cloud, nuvem, oferta, cloud nacional, novadc, nova dc, backup, alta performance, disponibilidade

O conceito Cloud ficou comum nas rodas de conversa da comunidade de TI. Aprendemos em certificações diversas que Cloud não é um produto, mas uma arquitetura. Será? Veja o que temos a falar sobre esse tema a seguir.

Se você colocar no Google o termo Cloud, na primeira página ele apresenta apenas itens de tecnologia, não traduz o termo para Nuvem ou fala de previsão do tempo. “Cloud é a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador”, explica o Google.

O interessante é que Cloud virou nome de toda e qualquer oferta na qual você hospeda seus servidores no computador de alguém. Conceitos de locação, outsourcing ou hosting agora recebem o nome de Cloud para ganhar uma carona na inovação que este termo promete.

Mas, quando você pensa em Cloud, provavelmente você imagina alguns benefícios como:

  • Alta disponibilidade.
  • Performance.
  • Gerenciamento simples de recursos computacionais.

A grande questão é que vários clientes começaram a testemunhar uma certa decepção com a experiência de hospedagem de seus servidores em provedores de Cloud nacionais. A expectativa era de hospedar servidores em uma arquitetura de Cloud, assim como está escrito nas propostas comerciais, mas a realidade é que eles simplesmente migraram seus servidores de um computador para outro.

Quando um gestor de TI pensa em migrar seus servidores para uma oferta de Cloud, ele deseja não somente os benefícios acima mencionados, mas não quer mais se preocupar com alguns itens de operação como:

  • Capacidade física do cluster de servidores.
  • Alta disponibilidade e capacidade da storage.
  • Performance e disponibilidade da rede SAN
  • Atualizações de virtualizador e sistemas operacionais.

Isso acaba não acontecendo nas ofertas de cloud nacionais. O que se vê é uma troca, troca-se o problema por SLA de contrato, mas toda a dificuldade permanece. Os clientes começam a perceber que se for para mudar o problema de lugar, é melhor que ele fique dentro de casa então. Existe um distanciamento enorme entre o setor de operações dos provedores de Cloud nacionais e a área comercial, entre a área de engenharia e a expectativa de entrega do cliente.

Você pode pensar então que frente a este cenário, a única alternativa é a nuvem pública com todos os seus “pacotes de maldades”, cobranças intangíveis e custos tributários. Bom, neste caso, vale a pena você conhecer a Cloud Paranaense de Nova Geração, a NovaDC.

A NovaDC tem toda a arquitetura de data center e não usa servidores, nem switchs ou storages, tão pouco trabalha com VMware, Hyper-v ou qualquer outro virtualizador de mercado. Entregamos como serviço, no modelo pay-as-you-grow, infraestrutura Nutanix e todo o poder que uma arquitetura WebScaleIT pode oferecer.

Finalmente, o cliente pode contratar um pool de recursos, com muita performance e alta disponibilidade, e passa a operar em uma console de cloud privada como serviço, hospedada em dois data centers próprios da NovaDC no Paraná.

Quer conhecer mais? O canal de youtube da NovaDC também e recheado de vídeos curtos e webinares bacanas para você entender melhor esta arquitetura. Confira alguns vídeos:

Webinar – De onde vem tanta performance?

Webinar – Por que o backup não é sexy?

Previous ArticleNext Article