
Enem 2020: Cursinho preparatório disponibiliza conteúdo online
Conteúdo patrocinado
16 de abril de 2020, 19:01
A Defensoria Pública da União (DPU) em ação civil pública solicitou o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Méd..
Conteúdo patrocinado - 20 de abril de 2020, 16:28
A Defensoria Pública da União (DPU) em ação civil pública solicitou o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por causa da suspensão das aulas ocasionadas pela covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a ação, essa adaptação deve ser feita em decorrência do contexto de pandemia em que o Brasil está inserido, além da própria situação educacional em que as escolas estão fechadas, paralisando o ano letivo.
Os argumentos apresentados pelo órgão foram aceitos pela juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível da Federação de São Paulo. Além do adiamento, a Defensoria solicitou que o prazo para garantir a isenção e também justificar a ausência do Enem 2019, fosse ampliado.
A DPU alega que os estudantes que precisariam solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2020 são de baixa renda, e em sua maioria, não têm internet em casa e usavam os computadores das escolas e bibliotecas públicas, locais que foram fechados por conta do isolamento.
A gratuidade será concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) durante o período de inscrição, entre os dias 11 e 22 de maio, sem necessidade de solicitação prévia, de acordo com o Inep. Antes, o prazo era entre os dias 6 a 17 de abril.
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou que o governo federal vai recorrer da decisão determinada pela justiça. Weintraub usou sua conta nas redes sociais para informar que mais de três milhões de pessoas já haviam solicitado isenção e boa parte dos casos já tinham sido analisados e concedidos. Os resultados dos pedidos recebidos estarão disponíveis no dia 24 de abril.
Além de Weintraub, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, também defende a manutenção das datas previstas no edital. Até então, a data de aplicação da prova presencial permanece 1º e 8 de novembro. Já a data do Enem digital mudou para os dias 22 e 29 de novembro.
Algumas instituições de Ensino Superior anunciaram que vão adiar os vestibulares que deveriam acontecer ainda nesse semestre, em decorrência da pandemia do coronavírus.
Entre as universidades que já informaram o adiamento, estão:
Ainda não há previsão de quando os novos processos seletivos vão ocorrer
*Com Informações da EBC
Fonte: Agência Educa Mais Brasil