Programação especial celebra a Semana Nacional da Matemática

Conteúdo patrocinado

Instituto de Matemática Pura e Aplicada preparou uma série de atividades on-line
Matemática

Uma programação totalmente on-line foi idealizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para comemorar a Semana Nacional da Matemática. Durante esta semana serão feitas várias lives (atividades transmitidas em tempo real) sobre diversos temas a exemplo da importância da ciência diante de um problema de saúde tão grave como a Covid-19.

Para esta terça-feira, 5, está programada uma entrevista com o biólogo e microbiologista Atila Iamarino. A conversa, que vai ser mediada pelo diretor do IMPA, Marcelo Viana terá como tema a importância da ciência e da matemática no combate à doença causada pelo novo coronavírus. Para ter acesso às lives, basta acessar o perfil do Instagram do instituto.

Para celebrar o Dia Nacional da Matemática, na quarta, as discussões estarão em torno do projeto “Livro Aberto de Matemática”, que produz uma coletânea de livros didáticos dessa área para a educação básica. Para esse debate, os convidados serão o professor da Universidade Federal Fluminense Humberto Bortolossi e o diretor da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fabio Simas, um dos criadores do “Livro Aberto”.

A programação inclui, ainda, uma live com o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Carlos Gustavo Tamm. Juntamente com Samuel Barbosa, que é professor da Universidade Federal da Bahia e líder de equipes em torneios internacionais como a Romanian Master of Mathematics, os pesquisadores conversarão sobre o mundo das competições científicas.

Para encerrar a comemoração, o Instituto preparou uma conferência on-line (webinário) que ocorrerá na sexta-feira, 8, às 11h. Os palestrantes Marcelo Viana, diretor geral do IMPA, Luciano Irineu, pesquisador do IMPA, Tiago Pereira, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, e Sabine Rightti, jornalista da ciência, abordarão o tema “Matemática em Tempos de Crise” com foco na crise sanitária. Essa programação também pode ser acessada pelo canal do IMPA no You tube.

*Com Informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="697146" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]