Patrocinados Patrocinado
Compartilhar

Workshop sobre meio ambiente e astronomia recebe inscrições até 22/09

O Workshop GLOBE Brasil 2021, evento realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), recebe até o dia 22 de setembro i..

Conteúdo patrocinado - 20 de setembro de 2021, 16:23

Focused young businessman freelancer engaged in distant work from home office desk make report on laptop type document in app. Serious guy student in glasses prepare for exam using online literature
Focused young businessman freelancer engaged in distant work from home office desk make report on laptop type document in app. Serious guy student in glasses prepare for exam using online literature

O Workshop GLOBE Brasil 2021, evento realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), recebe até o dia 22 de setembro inscrições de professores e estudantes de graduação e pós-graduação com interesse em capacitações sobre meio ambiente. Interessados podem se inscrever pela plataforma AVA-AEB Escola. As vagas são limitadas e a seleção será feita por ordem de inscrição considerando a distribuição regional.

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para professores da educação básica, 10 vagas para alunos de graduação e 10 vagas para alunos de pós-graduação. O workshop será realizado de 27 de setembro a 5 de novembro de 2021, com aulas ao-vivo.

A capacitação será composta por seis unidades, com as temáticas: Introdução ao Programa GLOBE e à Pesquisa Científica; Protocolo de Nuvens; Protocolo de Mosquitos; Protocolo de Land Cover; Protocolo de Árvores; e Projetos de Pesquisa.

Finalizado o período de aulas, os participantes terão 20 dias para elaborar e enviar um pré-projeto de pesquisa sobre um dos protocolos trabalhados durante o Workshop GLOBE Brasil 2021. Nos dias 3, 4 e 5/11, os pré-projetos serão apresentados aos outros cursistas para obtenção de feedbacks e sugestões de como aplicá-lo em sala de aula. Haverá certificado de conclusão para os participantes, desde que tenham sido feitas todas as atividades, e envio do trabalho final dentro do prazo estipulado.

Sobre o programa

O Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), está presente em 126 países. No Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por implementar as atividades educacionais promovidas pelo GLOBE.

As atividades desenvolvidas encorajam os interessados a realizarem coletas de dados ambientais, seguindo protocolos específicos, e a inseri-los em uma plataforma mundial para utilização em pesquisas escolares e científicas.

As atividades e os cursos gratuitos de capacitação ficam disponíveis na AEB Escola Virtual’, plataforma criada com o objetivo de estruturar e organizar as atividades educacionais do Programa AEB Escola, levando em conta os avanços no uso das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil