Política
Compartilhar

Ratinho Junior faz primeira reunião com secretariado

O governador do Paraná, Ratinho Junior, faz a primeira reunião de trabalho com o secretariado, nesta quarta-feira (2). O..

Francielly Azevedo - CBN Curitiba - 02 de janeiro de 2019, 07:14

Foto: Rodrigo Félix Leal
Foto: Rodrigo Félix Leal

O governador do Paraná, Ratinho Junior, faz a primeira reunião de trabalho com o secretariado, nesta quarta-feira (2). Ontem, após a cerimônia de posse, o novo chefe do Poder Executivo nomeou os 15 secretários de Estado.

A pauta da reunião de hoje é a apresentação do planejamento das ações do governo para os próximos 120 dias. O encontro vai acontecer no Palácio Iguaçu, as 16 horas.

Uma das primeiras ações de Ratinho Junior depois de eleito foi reduzir o número de secretarias de 28 para 15. A iniciativa, segundo o governador, mostra que com planejamento é possível reduzir custos da máquina pública.

Confira o perfil dos 15 secretários de Ratinho:

Chefe da Secretaria da Casa Civil – Guto Silva

Formado em administração com habilitação em comércio exterior. É professor de pós-graduação na área de comércio exterior e consultor do Sebrae para assuntos internacionais.

Chefe do Gabinete Militar da Governadoria – Major Welby Pereira Sales

É formado em direito e oficial formado pela Academia Policial Militar do Guatupê. Foi chefe de Planejamento e Instrução do Batalhão de Polícia de Guarda e diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

Procuradora-Geral do Estado – Letícia Ferreira da Silva

Foi procuradora-chefe na Procuradoria Regional de Jacarezinho, procuradora-regional de Maringá, procuradora-chefe da Procuradoria Regional de Londrina e responsável pela Coordenadoria da Dívida Ativa na Procuradoria Fiscal em Curitiba.

Controlador-geral do Estado – Raul Siqueira

Formado em direito e engenharia civil, com especialização em compliance na Society of Corporate Compliance and Ethics de Minaneapolis, Estados Unidos, e na Legal Ethics Compliance, de São Paulo. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).

Secretário de Estado de Gestão Pública – Reinhold Stephanes

Formado em economia, especializou-se em desenvolvimento econômico pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal/ONU) e em administração pública, na Alemanha. Foi ministro da Agricultura, secretário de Estado de Agricultura do Paraná, deputado federal, secretário de Planejamento, ministro do Trabalho e Previdência Social, ministro da Previdência e Assistência Social e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Secretário de Comunicação Social e Cultura- Hudson José

Formado em jornalismo, tem especialização em planejamento e propaganda e, ainda, em gestão. Foi diretor de Comunicação do grupo português Sonae, diretor de Marketing da Unimed, diretor de Comunicação da PUC-PR e diretor de Marketing da rede de restaurantes Madero, além diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.

Secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – João Carlos Ortega

Formado em gestão de recursos humanos, foi vereador em Jandaia do Sul e vice-prefeito. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Junior e foi diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.

Secretário de Estado da Educação e Esporte – Renato Feder

É CEO de uma empresa do segmento de eletrônicos e informática. É formado em administração e tem mestrado em economia. Foi assessor voluntário da Secretaria de Estado Educação de São Paulo e professor no instituto Mackenzie. Também foi diretor do Colégio ALEF, escola de São Paulo sem fins lucrativos.

Secretário de Estado de Segurança Pública – General Luiz Felipe Kraemer Carbonell

Iniciou a carreira no Exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Assumiu a pasta de Informação da Usina de Itaipu, serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e foi chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.

Secretário de Estado Agricultura e Abastecimento – Norberto Ortigara

É técnico agrícola e economista com especializações em economia rural e segurança alimentar. Foi servidor público da Seab por 40 anos, secretário de Estado da Agricultura e também respondeu pela mesma em Curitiba.

Secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo – Márcio Nunes

Engenheiro agrônomo, foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR. Assumiu a presidência do Instituto Águas do Paraná.

Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística – Sandro Alex

Formado em direito, fez curso de liderança pública na Georgetown University, em Washington, nos Estados Unidos. Foi deputado federal por três mandatos.

Secretário de Estado da Saúde – Carlos Alberto Gebrin Preto (Beto Preto)

Médico com especialidade em medicina nuclear pelo Instituto Rio Preto de Medicina Nuclear. É pós-graduado em medicina do trabalho, em medicina de trânsito e em medicina legal e perícias médicas. Foi prefeito de Apucarana.

Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho – Ney Leprevost

Formado em administração, tem MBA em gestão de cidades e administração pública. É deputado federal, foi deputado estadual e vereador de Curitiba.

Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes – Valdemar Bernardo Jorge

Formado em direito e informática, tem pós-graduação e é especialista em direito tributário e direito empresarial, além de mestre em direito econômico e social. Foi professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná e do LLM em direito empresarial aplicado, da Faculdade da Indústria IEL.