Manuela e Ciro estão entre os cotados a vice de Lula, diz Gleisi

Francielly Azevedo

Os dois também são candidatos à presidência e foram, inclusive, oficializados pelas legendas.

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) estão entre os nomes cotados para compor chapa como vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma possível candidatura do petista. Os dois também são candidatos à presidência e foram, inclusive, oficializados pelas legendas.

Gleisi e o ex-prefeito de São Paulo e coordenador da campanha eleitoral do PT, Fernando Haddad, visitaram Lula na Sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para definir as questões sobre a corrida eleitoral do petista. Os dois passaram a compor a lista de advogados do ex-presidente para terem acesso fácil a Lula enquanto ele está preso.

Segundo Gleisi, a definição do vice será feita um dia antes do prazo de registro de candidatura determinado pela legislação eleitoral.

Nesta semana, Ciro Gomes criticou o PT pelo acordo feito com o PSB. Os partidos se comprometeram a fazer alianças regionais e o PSB que até então estava sendo sondado por Ciro, disse que ficará neutro na disputa presidencial. Após a decisão, o pedetista ficou isolado e sem um partido importante como aliado. Com isso, Ciro chegou a afirmar que sabia desde o início que estava “marcado para morrer” por PT, PSDB e MDB.
Mesmo assim, Gleisi disse que o PDT não é inimigo.

Lula está preso na Sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, há quase quatro meses cumprindo a pena de 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Em tese, o petista estaria inelegível pelos critérios da Ficha Limpa, mas o PT afirma que vai registrá-lo como candidato a presidente. A legalidade da candidatura depende de uma análise da Justiça Eleitoral.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.