Ratinho Junior toma posse nesta terça-feira (1°), em Curitiba

Redação


A cerimônia de posse do governo do Paraná será realizada a partir das 8h da manhã desta terça-feira (1°), em Curitiba. O governador eleito, Ratinho Junior (PSD), deve se encontrar, neste horário com o vice, Darci Piana, e suas respectivas esposas, Luciana Saito Azevedo Massa e Maria José Piana.

Eles serão recepcionados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no Centro Cívico, pelo deputado Ademar Traino, presidente da Casa.

Depois de um encontro informal com os parlamentares, no Salão Nobre, será aberta, às 08h30, a sessão solene, com execução de hinos e assinatura do termo de posse.

Às 9h20, o novo governador seguirá para o Palácio Iguaçu, sede do executivo estadual. Acompanhado da família, Ratinho Junior será recebido pela banda da Polícia Militar.

Às 9h30, o novo gestor participa de uma reunião privada com a atual governador Cida Borghetti (PP). 10 minutos depois, terá início a solenidade de transmissão do cargo, com a leitura do termo de posse e os breves pronunciamentos da atual governadora e do recém-empossado.

Na sequência, o hino nacional será executado pela segunda vez, dando início, a partir das 10h30, à posse dos secretários.

O primeiro escalão escolhido por Ratinho Junior 13 secretários: Reinhold Stephanes (Secretário de Gestão Pública); Renê de Oliveira Garcia Júnior (Secretário da Fazenda); Hudson José (Secretário de Comunicação Social); Márcio Nunes (Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Turismo); João Carlos Ortega (Secretário do Desenvolvimento Urbano); Sandro Alex (Secretário de Infraestrutura e Logística); Renato Feder (Secretário de Educação); Beto Preto (Secretário de Saúde); General Luiz Felipe Kraemer Carbonell (Secretário de Segurança Pública); Ney Leprevost (Secretário da Justiça, Família e Trabalho); Norberto Anacleto Ortigara (Secretário da Agricultura); Valdemar Bernardo Jorge (Secretário de Planejamento); e Guto Silva (Secretário Chefe da Casa Civil).

Sem nenhuma mulher entre os secretários, Ratinho Junior escolheu Letícia Ferreira da Silva como Procuradora-Geral da República.

O Controlador-Geral do Estado será Raul Siqueira; e o deputado Hussein Bakri, do PSD, foi escolhido o líder do governo no Legislativo.

Encerrada a segunda etapa da posse, Ratinho Junior concederá uma entrevista coletiva aos jornalistas.

Em seguida, o novo governador embarca para Brasília, onde acompanhará a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que será realizada a partir de 14h. Por causa da viagem ao Distrito Federal, os discursos devem ser breves.

Os trabalhos da nova gestão começam, na prática, na quarta-feira (2), com a primeira reunião do primeiro escalão.

Novo governador

Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior, nasceu em Jandaia do Sul, na região Norte do Paraná. Aos 37 anos, ele será o segundo governador mais jovem do estado. Empresário, administrador e Comunicador, Ratinho Junior foi eleito deputado estadual aos 21 anos de idade.

Também foi eleito deputado federal, concorreu à Prefeitura de Curitiba, elegeu-se novamente deputado estadual e, por duas vezes, assumiu a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano durante os mandatos de Beto Richa. Ratinho é casado desde 2003 com Luciana Saito Massa e é pai de três filhos.

Previous ArticleNext Article