Política
Compartilhar

Jair Bolsonaro assume a Presidência do Brasil

Jair Bolsonaro (PSL) assumiu, nesta terça-feira (1), o cargo de presidente do Brasil. Ele é o 38º presidente do país, el..

Mariana Ohde - 01 de janeiro de 2019, 15:16

Foto: Brazil Photo Press / Folhapress
Foto: Brazil Photo Press / Folhapress

Jair Bolsonaro (PSL) assumiu, nesta terça-feira (1), o cargo de presidente do Brasil. Ele é o 38º presidente do país, eleito com 57,8 milhões de votos no 2º turno.

Acompanhado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente deixou a Granja do Torto por volta das 14h10 em direção à primeira parada, a Catedral de Brasília. O casal, com o filho, o vereador Carlos Bolsonaro, optou por cumprir o trajeto tradicional da posse em carro aberto - o Rolls Royce modelo Silver Wraith.

Ele também garantiu o fim da corrupção e privilégios, para que o governo volte a servir os cidadãos. Bolsonaro também enalteceu a meritocracia. "O brasileiro pode e deve sonhar. Sonhar com uma vida melhor, melhores condições para usufruir do fruto do seu trabalho pela meritocracia. E ao governo cabe ser honesto e eficiente".

Bolsonaro afirmou, ainda, que vai trabalhar para o fim da ideologia que defende bandidos e criminaliza policiais, "que levou o Brasil a viver o aumento dos índices de violência e poder do crime organizado". Também garantiu o direito à propriedade e legítima defesa aos cidadãos.

Bolsonaro também prometeu investimentos em educação, se espelhando em nações que são "exemplos para o mundo" e encontraram, na educação, uma forma de melhorar suas realidades. Ele também prometeu acabar com abordagens ideológicas nas relações internacionais.

Bolsonaro finalizou o discurso apresentando uma bandeira do Brasil. "Essa é nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso nosso sangue para mantê-la verde e amarela".

Após o discurso, o presidente seguiu para o Salão Nobre onde recebeu os cumprimentos dos convidados e conferiu posse aos 22 ministros. O ato foi seguido da fotografia oficial. Depois, o casal Bolsonaro recebeu os convidados em um coquetel no Palácio Itamaraty.