Sargento Fahur é o parlamentar paranaense mais influente nas redes sociais

Mariana Ohde

O deputado federal Sargento Fahur (PSD) é o parlamentar mais influente do Paraná nas redes sociais, ocupando o terceiro lugar entre os 590 parlamentares brasileiros que aparecem na lista – 513 deputados e 81 senadores, dentre os quais quatro não figuram no ranking porque não postaram no período analisado ou porque não possuem perfis públicos nas redes. Os dados fazem parte do ranking FSBinfluênciaCongresso, divulgado nesta semana.

No recorte estadual, Sargento Fahur é seguido pela deputada Gleisi Hoffmann (PT), que está em 10º lugar entre os congressistas, e pelo senador Álvaro Dias (PODE), na 13ª posição. A bancada do Paraná ficou em segundo lugar no ranking geral de estados.

O Sargento Fahur, apesar de não ser do partido de Jair Bolsonaro, apresenta um posicionamento alinhado ao do presidente e do PSL, que foi a sigla com maior número de parlamentares entre os mais influentes nas redes sociais. O deputado federal foi o mais votado no Paraná, com cerca de 315 mil votos válidos, nas eleições de 2018.

O levantamento do Instituto FSB Pesquisa começou em 2018, com foco nas atividades dos políticos e no engajamento conquistado por eles no Facebook e Twitter. Neste ano, a pesquisa considerou, também, o Instagram. A participação dos deputados e senadores nas redes sociais é grande, segundo os pesquisadores.


Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 99,3% no Instagram e 87,5% no Twitter. No total, 87% dos 594 parlamentares deles estão presentes nas 3 redes monitoradas.

Hoje, a participação dos deputados e senadores nas redes sociais é ainda maior. Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 99,3% no Instagram e 92,9% no Twitter.

Metodologia

O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º de fevereiro a 31 de março. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter.

Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.

Veja o ranking dos parlamentares paranaenses:

Post anteriorPróximo post
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
Comentários de Facebook