Haddad visita Lula um dia antes do fim do prazo para substituição

Mariana Ohde


O ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, visita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (10), na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Lula é o candidato à Presidência da chapa. Porém, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele deveria ser substituído até esta terça-feira (11), por estar inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

A defesa de Lula chegou a protocolar, no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para que seja suspenso este prazo, mas o pedido foi negado pela ministra Rosa Weber. Apesar da negativa, a ministra encaminhou ao STF um recurso extraordinário apresentado pela defesa para derrubar a decisão do TSE pela substituição.

A defesa do petista quer que o STF suspenda o prazo de substituição até que o processo que envolve Lula seja apreciado pelo plenário ou pela Segunda Turma. A data-limite para a substituição de candidatos é 17 de setembro neste ano, por lei, prazo que a defesa também pede que seja respeitado.

“O pedido (a súplica) é que Vossa Excelência apenas resguarde o direito de substituir pós-decisão colegiada – na turma ou no plenário. Na data que for possível a decisão colegiada – em sessão ordinária ou extraordinária”, pedem os advogados.

A direção do PT marcou uma reunião nesta terça-feira, em Curitiba, o levantou a possibilidade do anúncio da substituição de Lula por Haddad. O partido também planeja atos na capital.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="552370" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]