Política
Compartilhar

Acordos de leniência fechados pelo CGU em 2021 recuperam R$ 1,8 bilhão

A Controladoria-Geral da União (CGU) fechou cinco acordos de leniência em 2021. As negociações deste mecanismo de combat..

Redação - 12 de dezembro de 2021, 13:25

Divulgação/CGU
Divulgação/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) fechou cinco acordos de leniência em 2021. As negociações deste mecanismo de combate à corrupção resultaram na recuperação de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.

Em entrevista à TV Brasil, o ministro da CGU, Wagner Rosário, afirma que mais dois acordos de leniência ainda podem ser fechados até o fim deste ano. Outros 24 estão em andamento.

“Isso traz um nível de recuperação jamais visto na administração pública”, disse ele.

O trabalho de fiscalização da CGU também resultou na demissão de 445 servidores públicos corruptos. Desde 2003, quando a controladoria foi criada, já se somam cerca de 8500 servidores demitidos.

Além dos acordos de leniência, o ministro falou também sobre o trabalho preventivo realizado pela CGU com a disseminação, em órgãos públicos e empresas, de programas de integridade – criados para detectar, prevenir e solucionar casos de corrupção.

Segundo o ministro da CGU, Wagner Rosário, o problema deve ser enfrentado não só com leis e operações, mas na disseminação dos princípios de integridade para toda a sociedade.

*Com informações da Agência Brasil