Agendas dos secretários do Estado do Paraná vão ser divulgadas publicamente na internet

Felipe Harmata - BandNews FM Curitiba


Os secretários do Estado vão divulgar publicamente a agenda deles nos portais institucionais do governo. O objetivo é disponibilizar a ferramenta para consulta pública até o começo de março. A medida faz parte de uma resolução da Controladoria Geral do Estado e integra o programa de compliance do Estado.

A ideia é que todas as agendas e compromissos de diretores, presidentes de autarquias também estejam no portal institucional de cada secretaria. Futuramente essas informações devem ser migradas para o Portal de Transparência.

Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, o objetivo da ação é ampliar a transparência da administração pública. “A gente vai adequar o sistema, a plataforma já está disponível para o estado do Paraná, é a Gestão Integrada de Relacionamento e a gente só precisa agora fazer a capacitação desses profissionais. Essa política deve ser adotada ao longe desse mês mesmo. A gente quer que até o final de fevereiro, todas as secretarias já estejam ajustadas. Nós acreditamos que dentro de 15 dias a gente possa fazer essa capacitação”, explica Raul Siqueira.

O Paraná foi o primeiro Estado do país a desenvolver um programa de transparência nas ações públicas. O programa envolve concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa, além de uma ouvidoria para receber denúncias da sociedade sobre desvios de conduta de colaboradores, servidores e autoridades.

 

Previous ArticleNext Article