Política
Compartilhar

Alianças dão maior tempo de TV a Rafael Greca

O candidato à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, do PMN, reuniu seis partidos na coligação e terá o maior tempo na pr..

Narley Resende - 17 de agosto de 2016, 21:25

O candidato à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, do PMN, reuniu seis partidos na coligação e terá o maior tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV, com dois minutos e 11 segundos, a partir do dia 26 de agosto.

Os tempos oficiais de cada um dos nove candidatos à prefeitura foram divulgados hoje (quarta-feira, 17) pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Também com seis partidos na coligação, o segundo maior tempo será da candidata Maria Victória, do Partido Progressista, com um minuto e 46 segundos.

O atual prefeito e candidato à reeleição Gustavo Fruet, do PDT, terá um minutos e 34 segundos, na coligação que reúne PDT, PRB, PTB, PV e PPS.

O menor tempo será do candidato do PRP, Afonso Rangel, que terá apenas nove segundos. Com segundo menor tempo, a candidata do PSOL, Xênia Mello, terá 11 segundos. Ademar Pereira, do PROS, terá 17 segundos.

Os candidatos Requião Filho, do PMDB; Tadeu Veneri, do PT; e Ney Leprevost, do PSD; terão entre um minuto e 12 segundos e um minuto e 20 segundos.

Segundo o coordenador de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, Mardem Machado, a principal mudança neste ano é a redução de tempo dos programas de bloco, com espaço exclusivo para os candidatos à prefeitura, e aumento do número de inserções, divididas com os candidatos e candidatas à Câmara Municipal ao longo dia.

O tempo é calculado com base no tamanho das bancadas dos partidos na Câmara Federal. No caso de coligações, são somados todos os deputados dos partidos integrantes.

Filiado ao pequeno PMN, Greca se beneficiou por ter partidos grandes na coligação, como o PSDB do governador Beto Richa, que tem 51 deputados, e o DEM, que tem 27 deputados.

De acordo com a fórmula para o cálculo, do total do tempo de propaganda, 90% são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes são distribuídos igualitariamente.

No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação.

Nas coligações para as eleições de vereadores, o tempo de propaganda é o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos.

O tempo das inserções distribuídas ao longo do dia também é calculado pelo sistema do TRE, baseado nas mesmas regras. A propaganda eleitoral começa no próximo dia 26 e vai até o dia 28 de setembro.

1 – Rafael Greca (PMN) PMM/PSDB/PSB/DEM/PTdoB/PSDC – 2’11”

2 – Maria Victoria (PP) PP/PR/PMB/SD/PHS/PRTB – 1’46”

3 – Gustavo Fruet (PDT) PDT/PRB/PTB/PV /PPS  – 1’34”

4 – Requião Filho (PMDB) PMDB/REDE – 1’20”

5 – Tadeu Veneri (PT) – 1’16”

6 – Ney Leprevost (PSD) PSD/PSC /PCdoB/PEN/PSL/PTC – 1’12”

7 – Ademar Pereira (PROS) – 0’17”

8 – Xênia Mello (PSOL) PSOL/PCB – 0’11”

9 – Afonso Rangel (PRP) – 0’9”