Política
Compartilhar

Abib Miguel sai da cadeia dando recado

O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa, Abib Miguel, passou as festas de fim de ano em casa. Ele deixou o quartel ..

Jordana Martinez - 18 de janeiro de 2017, 18:01

O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa, Abib Miguel, passou as festas de fim de ano em casa. Ele deixou o quartel da PM em Curitiba no dia 21 de dezembro, quando conseguiu habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A notícia só foi tornada pública recentemente, com a quebra de sigilo do processo.

Ao deixar a prisão, o acusado de ser o mentor do esquema batizado de "Diários Secretos", que desviou mais de R$ 200 milhões na Assembleia Legislativa do Paraná, teria afirmado: "lá dentro sou apenas Abib Miguel, aqui fora sou o Bibinho".

O habbeas corpus prevê o uso de tornozeleira eletrônica, mas a Justiça o liberou do monitoramento dias depois. Ele não pode deixar a cidade de Curitiba nem entrar em contato com "os demais denunciados ou testemunhas". Está autorizado a circular pela cidade durante o dia, mas deve voltar para casa à noite.

Por conta do recesso forense, a decisão liminiar do STJ no Habeas Corpus de Bibinho ainda sequer foi publicada, mas o advogado do ex-diretor da Assembleia, Eurolino Reis, adianta que a decisão tem como base a alegação da defesa de excesso de prazo para a prisão preventiva. “Ele está preso há dois anos e o processo não terminou ainda. A pessoa não pode ficar presa por tanto tempo sem ser julgada. A Constituição fala em prazo razoável, foi nisso que baseamos nosso pedido”, afirmou ao Paraná Portal.