Assembleia Legislativa retoma sessões com quatro projetos em pauta

Francielly Azevedo

alep planos de saúde operadoras lei obriga justificarem negativa

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma, nesta segunda-feira (5), as sessões plenárias após período de recesso legislativo. Ao todo, quatro projetos estão na pauta de votação.

Uma das propostas a ser analisada é a que determina a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno de Espectro Autista nas vagas de estacionamento preferenciais reservadas à portadores de deficiência. O projeto é de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB).

De acordo com a proposta, estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais, reservadas a portadores de deficiência, ficam obrigados a inserir nas suas placas indicativas o Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno de Espectro Autista, que é um laço com a fita quebra cabeça. Segundo o texto, as empresas terão um prazo de 18 meses para se adequar às novas regras previstas no projeto.

Também está na pauta em primeiro turno o projeto que institui a obrigatoriedade de reserva mínima de 5% de vagas de trabalho para mulheres na área da construção civil em obras públicas. O texto determina que o Poder Público fará constar em todos os editais de licitação de obras públicas e em todos os contratos diretos realizados com o mesmo fim a exigência da reserva das vagas nas obras realizadas pela administração direta e indireta. A iniciativa é do deputado Gilberto Ribeiro (PSB).

Além disso, os deputados vão votar a proposta que institui em todo o estado a Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e o projeto que denomina de Rodovia Masao Takechi a PR-590 que liga o Município de Matelândia até o Município de Ramilândia.

SEGUNDO SEMESTRE

Neste semestre, deve voltar a pauta de discussões o projeto de reajuste parcelado proposto pelo Governo aos servidores. O aumento será de 5,09% dividido em quatro parcelas até 2022.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da JMK realiza duas reuniões nesta semana. Nos encontros, os parlamentares membros da Comissão irão realizar oitivas com ex-diretores do Departamento de Gestão do Transporte Oficial (Deto).

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.