Política
Compartilhar

Assembleia recebe novo pacote de ajuste fiscal de Richa

Um novo pacote do governador Beto Richa (PSDB) com a proposta de criação de novas taxas chegou nesta segunda-feira (15) ..

Redação - 15 de agosto de 2016, 18:44

Um novo pacote do governador Beto Richa (PSDB) com a proposta de criação de novas taxas chegou nesta segunda-feira (15) à Assembleia Legislativa. Os deputados da oposição, e também alguns da base, pediram mais tempo para analisar o projeto e sugeriram que ele seja desmembrado, para que cada ajuste seja votado com maior atenção.

Além da criação de taxas, o pacote do governador prevê adequações administrativas e tributárias, entre elas uma taxa de fiscalização sobre exploração e aproveitamento de recursos hídricos e uma mudança na legislação, que permitiria à empresas públicas e de economia mista, como a Copel e a Sanepar, vender imóveis sem passar por votação na Assembleia Legislativa.

Segundo o líder do governo na casa, o deputado Luiz Cláudio Romanelli, não estão previstos aumentos para a população. A liderança do governo na Assembleia trata com cautela o envio da mensagem do governo, e a oposição especula se há mudanças nos direitos dos servidores.

Este é o quarto pacote de medidas fiscais enviadas à Assembleia nesta gestão. As primeiras medidas foram implantadas no final de 2014, com o aumento de impostos como o ICMS de vários produtos e o IPVA. Em 2015, Richa aprovou o pacote que alterava a previdência e restringia benefícios dos servidores estaduais. Ele também  anunciou um conjunto com várias medidas, como mudanças no ITCMD e utilização de depósitos judiciais.