Política
Compartilhar

Beto Preto sai da Sesa para ser candidato nas eleições de outubro

De acordo com o agora ex-secretário, a saída é para cumprir a legislação eleitoral. Ele é filiado ao PSD, mesmo partido de Ratinho Junior.

Redação - 02 de abril de 2022, 09:29

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Beto Preto anunciou no fim da tarde de sexta-feira (1) que está de saída da Sesa (Secretária da Saúde do Paraná). De acordo com o agora ex-secretário, a saída é de comum acordo com o governador do estado e cumpre a legislação eleitoral, já que pretende ser candidato nas eleições de outubro deste ano e, por isso, precisa deixar o cargo por ser um servidor do Executivo.

Beto Preto é filiado ao PSD, mesmo partido de Ratinho Junior. Antes de assumir a Saúde do Paraná, era prefeito do município de Apucarana, quando ainda era do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2018, renunciou ao cargo para integrar o governo do estado.

Ao todo, mais três anos e três meses à frente da Sesa. Durante sua gestão, o Paraná passou por momentos de crise na saúde causados pela pandemia da Covid-19, tomando decisões restritivas e de reaberturas de acordo com o momento emergencial.

"Começamos a planejar um ambicioso plano de regionalização efetiva da saúde pública do Paraná. Quero agradecer a confiança do governador e toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, além dos prestadores de serviços, principalmente os hospitalares ao longo desta pandemia que foi tão difícil", afirmou Beto Preto em sua despedida publicada em um vídeo.

O Governo do Paraná ainda não anunciou quem será o novo secretário da Saúde do estado. Curitiba também teve uma troca no comando da SMS, Márcia Huçulak saiu pelo mesmo motivo eleitoral e foi substituída por Beatriz Battistela Nadas.