AO VIVO: Assista a posse de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos

Redação

biden estados unidos eua posse

Joe Biden e Kamala Harris assumem nesta quarta-feira (20) os caros de presidente e vice-presidente dos Estados Unidos. Assista, ao vivo, a cerimônia de posse e o pronunciamento no Capitólio, o Congresso dos EUA.

AO VIVO: ESTADOS UNIDOS TEM NOVO PRESIDENTE

O presidente eleito Joe Biden fará o juramento e se torna o 46º presidente americano às 14h. O evento ainda com Lady Gaga, que cantará o hino dos Estados Unidos, e a presença de Barack Obama e Michelle Obama. Assista ao vivo:

Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos com 306 delegados do Colégio Eleitoral, número acima dos 232 delegados de Donald Trump. Em votos populares, o democrata milhões de votos (51,3%) diante74,2 milhões (46,8%) do republicano.

Apesar disso, Trump não aceitou a derrota facilmente. Ele acusou o pleito de fraude diversas vezes, o que resultou na invasão ao Capitólio dos EUA há duas semanas atrás. A cena inédita na história dos Estados Unidos causou espanto em todos os parlamentares que participariam da solenidade que confirmaria o resultado das eleições.

As cenas de violência no Congresso resultou em quatro mortes e mais de 60 pessoas presas. Além disso, Trump perdeu apoio de diversos republicanos pelos discursos que incitaram o ataque à democracia dos EUA, o que também levou ao segundo impeachment.

TRUMP NÃO PARTICIPA DA POSSE DE BIDEN NOS EUA

Donald Trump não participa da cerimônia de posse do novo governo. Ele deixou a Casa Branca por volta das 11h (horário de Brasília) rumo à Flórida, quebrando a tradição de participar da posse de Joe Biden. Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos a faltar na posse do sucessor em mais de um século.

Em seu último discurso disse que foi uma honra ocupar o cargo da Presidência dos EUA. O pronunciamento foi ao lado do Air Force 1 e contou com tiros de canhão.

“Eu sempre vou lutar por vocês. Vou estar vendo e ouvindo. Adeus. Mas nós vamos voltar de algum jeito”, afirmou Trump.

Além disso, o republicano afirmou que “deixou tudo em campo”, em uma alusão às frases de esportistas.

Previous ArticleNext Article