Geral
Biden passa à frente na apuração em Wisconsin

Biden passa à frente na apuração em Wisconsin

Com 89% dos mais de 3,2 milhões de votos apurados em Wisconsin, o democrata Joe Biden assumiu a liderança, por uma peque..

Folhapress - quarta-feira, 4 de novembro de 2020 - 09:06

Com 89% dos mais de 3,2 milhões de votos apurados em Wisconsin, o democrata Joe Biden assumiu a liderança, por uma pequena vantagem, em um dos estados considerados decisivos para a eleição presidencial.

Biden aparece com 49,3% dos votos, enquanto Donald Trump contabiliza 49%, uma diferença que representa cerca de 8.000 votos. Em 2016, o republicano venceu Hillary Clinton no estado por 47% a 46%. Wisconsin equivale a 10 votos no Colégio Eleitoral.

ELEIÇÕES EUA 2020

Trump disse que vai à Suprema Corte pedir que a apuração seja interrompida, em mais uma movimento de sua cruzada contra as cédulas enviadas por correio, que devem favorecer Biden -mais democratas votaram dessa maneira, segundo projeções.

A campanha de Joe Biden classificou como “ultrajantes, sem precedentes e incorretas” as declarações do presidente Donald Trump que, na madrugada desta quarta-feira (4), declarou-se vencedor da eleição americana, mesmo antes do encerramento da apuração.

“Não vai acontecer. A contagem não para. Ele continuará até que todos os votos devidamente expressos sejam contados. Porque é isso que nossas leis -as leis que protegem o direito constitucional de voto de todos os americanos- exigem.”

Em discurso dentro da Casa Branca, sede do governo americano, o presidente repetiu que levaria a disputa à Justiça e afirmou que a contagem dos votos deveria parar. “Eles sabiam que não poderiam vencer e disseram ‘vamos à Suprema Corte’”, disse o republicano em referência aos opositores democratas. A tese de Trump é que os adversários tentam fraudar a eleição com o estímulo ao voto por correio, que bateu recorde neste ano por causa da pandemia.

Horas depois, o governador da Pensilvânia, Tom Wolf, do Partido Democrata, classificou como um “ataque partidário” as declarações de vitória antecipada do presidente Donald Trump. “Vamos ser claros: este é um ataque partidário às eleições da Pensilvânia, aos nossos votos e à democracia”, escreveu o governador.

Compartilhe