Bolsonaro afirma que dinheiro retirado de universidades será investido na base; UFPR se diz ameaçada

Francielly Azevedo e Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil


O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta quinta-feira (2) que o dinheiro retirado das universidades federais será utilizado em investimentos na educação básica. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o corte de 30% ultrapassa os R$ 48 milhões, o que, segundo a instituição, pode afetar diretamente o funcionamento da mesma.

O corte foi anunciado na última terça-feira (30) pelo Ministério da Educação. Inicialmente, a diminuição de recursos seria restrita a três universidades: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Porém, em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país.

“A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é investir na educação básica. Ouso dizer até que um número considerável não sabe sequer a tabuada. Sete vezes oito? Não vai sabe responder. Então pretendemos investir na base. Não adianta ter um excelente telhado na casa se as paredes estão podres. É o que acontece atualmente”, disse Bolsonaro em entrevista ao SBT.

UFPR

A UFPR é a universidade mais antiga em funcionamento no país, atende 33 mil alunos, em 164 cursos de graduação e 89 programas de pós-graduação com 89 mestrados e 61 doutorados, além de 45 cursos de especialização. Também atua em 392 projetos e programas de extensão.

De acordo com a universidade, entre as despesas que devem ser atingidas estão a água, energia, contratos de prestação de serviços e restaurantes universitários. “Se esta medida não for revertida, as consequências serão graves para o desempenho das atividades da Universidade no segundo semestre de 2019”, disse em nota.

 

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="617458" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]