Bolsonaro é líder de intenção de votos em eleição sem Lula, diz pesquisa

Fernando Garcel


Em pesquisa de intenção de voto divulgada pelo DataPoder360 na manhã desta sexta-feira (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (PSC) e Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições de 2018. Porém, sem Lula na corrida eleitoral do próximo ano, Bolsonaro apresenta larga vantagem se comparado com possíveis adversários.

O DataPoder360 ouviu 2.210 pessoas em 177 cidades do país entre os dias 8 e 11 de dezembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2018: pesquisa aponta Lula e Bolsonaro na disputa do 2º turno
Eleições 2018: A um ano das eleições disputa começa a tomar forma

No primeiro cenário pesquisado, com Lula disputando a presidência com Bolsonaro no segundo turno, o petista alcança 41% dos votos enquanto o adversário 30%. Na segunda hipótese, contra o tucano, Lula mantém os 41% enquanto Alckmin apresenta desempenho parecido com Bolsonaro e levaria 28% dos votos. Os indecisos, brancos e nulos registra 26%.

Sem Lula

O ex-presidente foi condenado em processo relacionado à Operação Lava Jato. O julgamento em segunda instância foi marcado para o dia 24 de janeiro. Em um cenário sem Lula, Bolsonaro apresenta liderança absoluta com 23% das intenções de voto contra 10% de Ciro Gomes (PDT), 10% de Marina Silva (Rede), 7% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 5% de Fernando Haddad (PT). Neste cenário, o número de “não votos” (somados os indecisos, brancos e nulos) dispara para 46%.

 

Previous ArticleNext Article