Bolsonaro e ministros sobrevoam áreas atingidas pelas chuvas na BA

O presidente Jair Bolsonaro iniciou, por volta das 10h da manhã deste domingo (12), o sobrevoo às áreas atingidas pelas ..

O presidente Jair Bolsonaro iniciou, por volta das 10h da manhã deste domingo (12), o sobrevoo às áreas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Bolsonaro está acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma e da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ao fim do sobrevoo o presidente e ministros concederão uma coletiva para falar sobre as medidas adotadas pelo governo para auxílio das vítimas do desastre.

CHUVAS NA BAHIA

O governo federal reconheceu a situação de emergência em 17 municípios baianos. Foi autorizado o emprego de tropas do exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas.

O governo federal está atuando em Minas Gerais, onde outros 31 municípios já decretaram estado de emergência.

LIBERAÇÃO DO SAQUE DO FGTS

Pessoas afetadas pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais poderão, em alguns casos, sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para amenizar os danos causados pelo desastre climático. Mais de 50 cidades dos dois estados decretaram estado de emergência devido aos alagamentos e outros problemas relacionados.

A Caixa aguarda comunicado das prefeituras indicando os bairros atingidos para liberar o saque do FGTS nessas localidades. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após realizada a comunicação o prazo é de cinco dias para o pagamento. “Utilizando agências, lotéricas, correspondentes e até mesmo o aplicativo Caixa Tem”, disse ele.

Guimarães lembrou que o valor a ser pago para as pessoas afetadas pelas chuvas em municípios específicos na Bahia e em Minas Gerais é o saldo do FGTS até o limite de R$ 6.220,00.