Geral
Bolsonaro efetiva troca de empresário por militar no comando da Secretaria de Comunicação da Presidência

Bolsonaro efetiva troca de empresário por militar no comando da Secretaria de Comunicação da Presidência

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o empresário Fabio Wajngarten da Secom (Secretaria de Comunicação Soci..

Folhapress - quinta-feira, 11 de março de 2021 - 09:11

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o empresário Fabio Wajngarten da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República. Como a Folha já havia antecipado, o substituto é o almirante Flávio Rocha, atual chefe da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), que deve acumular as duas funções.

A mudança foi publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União. Por ora. Rocha assume o cargo de forma interina.

A tendência é a de que a Secom, pelo menos por enquanto, siga subordinada ao Ministério das Comunicações, de Fábio Faria. O almirante e o ministro são próximos e, no início do mês, viajaram juntos em missão diplomática para Ásia e Europa.

Segundo pessoas ligadas ao presidente, Faria foi o responsável por articular a ida do almirante para a Secom e, por isso, a troca não significa uma militarização da comunicação do governo, apesar de Rocha ainda estar na ativa.

A saída de Wajngarten ocorre após um histórico de desentendimentos do empresário com a imprensa, com sua própria equipe, com Fábio Faria e também com o gabinete da Presidência da República.

Neste último caso, os desentendimentos ocorreram principalmente devido à política de comunicação durante a pandemia do coronavírus. Bolsonaro demonstrava descontentamento com o empresário.

Às vésperas de ser demitido, Wajngarten fez parte da delegação brasileira liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que viajou a Israel para conhecer o spray nasal desenvolvido pelo Hospital Ichilov (Tel Aviv) contra a Covid. O medicamento ainda está em fase inicial de testes.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, também fez parte da comitiva. A coluna Painel, da Folha, revelou no início deste mês que a Polícia Federal mirou Wajngarten em julho de 2020 com um pedido de busca e apreensão.

Havia a suspeita de que o governo federal, por meio da Secom, repassava de forma indireta dinheiro de publicidade para páginas bolsonaristas que incentivaram atos antidemocráticos.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou contra a solicitação, sob o argumento de que não havia lastro mínimo concreto que justificasse a ação policial e que as buscas poderiam ser substituídas por medidas menos invasivas.

Em outro caso que envolve o agora ex-secretário, a Folha revelou no ano passado que Wajngarten recebia, por meio de uma empresa da qual é sócio, dinheiro de emissoras de televisão e de agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, ministérios e estatais do governo federal.

Antes da alteração, o presidente pretendia nomear Wajngarten para um posto de assessor especial da Presidência da República, provavelmente em São Paulo, para onde o secretário costuma viajar com frequência, um dos motivos de seu desgaste no governo.

Compartilhe